Publicado em 12/05/2021 às 15:01, Atualizado em 13/05/2021 às 22:04

Hospital Cassems de Nova Andradina passa a oferecer Ecocardiograma Fetal e Pediátrico

Procedimento, anteriormente, era realizado apenas em Dourados e Campo Grande

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Médica cardiopediatra passou a integrar a equipe do Hospital Cassems de Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes

A partir de agora, a unidade de Nova Andradina do Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) passa a oferecer os procedimentos de Ecocardiograma Fetal e Pediátrico, sendo o exame Fetal capaz de mostrar em detalhes o coração do bebê ainda no ventre da mãe e, desta forma, detectar possíveis cardiopatias congênitas, que são anormalidades da estrutura ou função do coração - Precisando de assessoria de imprensa? Acesse www.acaciojornalista.com.br ou siga @acaciojornalista no Instagram e saiba mais.

Segundo a médica cardiopediatra, Manuela Janini Gonçalves de Oliveira, que passou a integrar a equipe do Hospital Cassems de Nova Andradina no dia 23 de abril, trazendo a novidade para a região, o Ecocardiograma Fetal revela toda a estrutura cardíaca, sendo diferente do Ultrassom Morfológico, que mostra o coração apenas de forma superficial.

“A partir de 18 semanas de gestação todas as estruturas cardíacas podem ser analisadas pelo Ecocardiograma Fetal, no entanto, as melhores imagens são obtidas entre 24 e 28 semanas, quando o coração já apresenta dimensões maiores, o feto ainda se movimenta bem e os ossos não constituem barreira significativa ao ultrassom”, detalha.

A especialista afirma que, estatisticamente, a cada 100 bebês nascidos, um deles vem ao mundo com alguma doença no coração, o que, de acordo com ela, não é algo fácil de diagnosticar nem de tratar.

Cb image default
Registro do procedimento de Ecocardiograma Fetal - Imagem: Arquivo / Dra. Manuela Janini

“Em torno de 70% dos casos precisam de cirurgia já ao nascer, motivo pelo qual o diagnóstico precoce, ainda na gestação, pode salvar a vida do bebê, uma vez que, sabendo que a criança tem algum tipo de cardiopatia congênita, é possível direcionar para que o parto seja realizado em um centro especializado, capaz de oferecer o suporte que o recém-nascido necessita, em outras palavras, a família e a equipe médica não são surpreendidas, podendo se programar para a situação”, pontua.

Dra. Manuela Janini explica que, uma vez detectada alguma anormalidade cardíaca no bebê durante a gestação, é importante repetir o exame logo após o nascimento (Ecocardiograma Pediátrico) para a obtenção de mais detalhes e para o direcionamento do tratamento mais adequado a cada caso.

A cardiopediatra explica que o exame de Ecocardiograma Fetal é indicado em gestações em que a mãe tem diabetes, faz uso de medicações, em casos em que a mãe, o pai ou irmão do bebê tenha algum tipo de cardiopatia congênita, também quando é detectado ritmo cardíaco fetal irregular, em casos de gestação gemelar (gravidez de gêmeos em que cada feto fica em uma placenta) e ainda nos casos em que outros exames apontem a suspeita de cardiopatia congênita.

Crianças e adolescentes

Além do Ecocardiograma Fetal, Dra. Manuela Janini também realiza o Ecocardiograma Pediátrico e outros procedimentos, cuidando dos corações de crianças e adolescentes, desde o nascimento até os 18 anos.

Segundo ela, famílias com histórico de derrame, morte súbita, infarto em idade jovem, pressão alta, diabetes, colesterol alto e outros fatores de risco devem ter suas crianças e seus adolescentes avaliados o quanto antes.

“O profissional cardiopediatra irá atuar também na prevenção das condições que interferem no bom funcionamento do coração, como controle da gordura corporal, alimentação de qualidade, prática de atividades físicas e hábitos saudáveis de vida”, detalha.

A cardiopediatra

Dra. Manuela Janini Gonçalves de Oliveira tem mais de 15 anos de experiência na área. Ela é graduada em Medicina pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) em Presidente Prudente (SP), de 1994 à 1999.

Cb image default
Cardiopediatra Manuela Janini Gonçalves de Oliveira tem mais de 15 anos de experiência na área - Imagem: Acácio Gomes

Fez residência médica em Pediatria realizada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no período de 2000 à 2002. Residência médica em Neonatologia também na UFMS entre 2002 à 2003.

Estágio em Cardiologia Pediátrica no Instituto Dante Pazzanese de São Paulo no período de 2003 à 2004 e estágio em Ecocardiografia no Instituto Dante Pazzanese de São Paulo no ano de 2005.

Cb image default
PUBLICIDADE

Possui Título de Especialista em Pediatria (TEP), realizado em 08 de junho de 2002, em conformidade com a Associação Medica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Certificado na Área de Atuação em Cardiologia Pediátrica, realizado em 3 de Novembro de 2017, em conformidade com a Associação Medica Brasileira (AMB), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Os atendimentos

Manuela Janini, que atua na Santa Casa de Campo Grande, onde recebe pacientes de várias regiões do Estado, inicialmente, vem até o Hospital Cassems de Nova Andradina a cada 15 dias, podendo haver aumento nas datas de atendimentos, conforme a demanda.

Cb image default
Unidade do Hospital Cassems em Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes

Ela atende de forma particular e por meio de todos os convênios com os quais o Cassems trabalha, sendo que, além disso, a especialista atua também por meio da tabela social e de uma tabela especial para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com valores diferenciados, mais acessíveis.

Hospital Cassems

A unidade de Nova Andradina do Hospital Cassems fica na Rua Walter Hubacher, 748, centro, telefone (67) 3499-0700. Consultas eletivas podem ser agendadas pelo Whatsapp (67) 9 9168-5672.

Cb image default
PUBLICIDADE