Buscar

Hospital Cassems de Nova Andradina realiza procedimento inédito para eliminação de cálculo renal

Com técnica endoscópica minimamente invasiva, procedimento de ureterorrenolitotripsia permite tratamento de qualquer cálculo renal, mesmo aqueles que os aparelhos tradicionais não alcançam

Cb image default
Divulgação / Hospital Cassems

Popularmente conhecido como pedra no rim, o cálculo renal é um dos problemas urológicos mais comuns e também o responsável pelas temidas cólicas renais e infecções genito-urinárias em milhares de pessoas. Utilizando tecnologia de ponta e inédita na região, o Hospital Cassems de Nova Andradina realizou, no último final de semana, quatro procedimentos cirúrgicos em pacientes que sofriam com problemas causados pelos cálculos renais - Precisando de assessoria de imprensa? Acesse www.acaciojornalista.com.br e saiba mais.

Os procedimentos, conhecidos como ureterorrenolitotripsia flexível e ureterorrenolitotripsia rígida, ambos com laser, são indicados para o tratamento de cálculos urinários e, além de serem técnicas endoscópicas minimamente invasivas, permitem a extração de cálculos que estão localizados fora do alcance dos aparelhos tradicionais. 

A vantagem dessa tecnologia é que os fragmentos dos cálculos podem ser retirados por meio de pinças, quando os sedimentos são grandes demais para serem eliminados pela urina; e ainda, a capacidade de fragmentação de todos os tipos de cálculos com índice de sucesso superior a 90%.

Cb image default
Divulgação / Hospital Cassems

A ureterorrenolitotripsia rígida permite a visualização e manipulação de cálculos apenas em linha reta e é utilizada nos casos em que as pedras estão localizadas próximas à bexiga. Já a ureterorrenolitotripsia flexível permite a eliminação dos cálculos localizados no interior dos rins. Além disso, a ureterorrenolitotripsia flexível admite a eliminação de múltiplos cálculos renais no mesmo procedimento cirúrgico.

“Os quatro procedimentos feitos no Hospital Cassems de Nova Andradina foram um sucesso. Os pacientes ficaram internados menos de 12 horas e nos próximos dias já poderão voltar para suas atividades normais”, explica o médico urologista José Ricardo Cruz Silvino, que faz parte da equipe de cirurgia.

Para o médico urologista Gustavo Battistetti, responsável pelo acompanhamento dos pacientes, o Hospital Cassems de Nova Andradina mais uma vez inova a assistência em saúde na região. “A nossa intenção é realizar de sete a dez cirurgias de ureterorrenolitotripsia uma vez por mês, proporcionando aos pacientes um tratamento de qualidade com tecnologia de ponta”.

Há cerca de um mês e meio a assistente social Caroline Castro Pereira descobriu que tinha dois cálculos renais alojados no canal de acesso à bexiga. As duas pedrinhas tinham em média um centímetro e a saída foi fazer o procedimento. “A cirurgia foi bem rápida, menos de uma hora e agora é vida normal”, conta Caroline.

Cb image default
Divulgação / Hospital Cassems

A professora Ângela Aparecida Nantes Flores há anos sofre com as constantes cólicas renais. Mesmo seguindo as recomendações médicas e realizando diversos tipos de tratamento, os cálculos renais sempre a incomodavam. Na professora, o cálculo estava localizado dentro do rim. Com a ureterorrenolitotripsia flexível foi possível retirar a pedrinha e proporcionar bem estar à paciente. “As dores não eram o único resultado do cálculo. O que mais me preocupava, e também aos médicos, eram as infecções constantes que poderiam prejudicar os meus rins”, explica Ângela.

Cb image default
PUBLICIDADE

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.