Buscar

IFMS está com inscrições abertas para curso preparatório gratuito

Cb image default
Imagem: Divulgação / IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para o curso preparatório gratuito PartiuIF, programa do Ministério da Educação (MEC) que visa preparar estudantes em situação de vulnerabilidade social para ingresso na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A iniciativa busca promover a equidade na educação, permitindo que estudantes da rede pública reforcem seus conhecimentos para ingressar no ensino médio da Rede Federal. No caso do IFMS, os selecionados serão preparados para o ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Nesta oferta do PartiuIF, o IFMS disponibiliza 480 vagas distribuídas em 12 turmas em cidades de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ladário, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Há vagas reservadas para estudantes que se enquadram nas seguintes situações:

pertencentes a famílias com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo;

autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas; e

Pessoas com Deficiência (PcD)

O curso é destinado a estudantes matriculados no 9º ano que estudaram todo o ensino fundamental em escola pública. Outra regra é ter, no máximo, 17 anos até a data da matrícula.

Com carga horária total de 320 horas, o curso será ofertado entre abril e novembro de 2026. As aulas abrangem Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Práticas Suplementares. Os estudantes que mantiverem frequência mínima de 75% receberão um auxílio financeiro de R$ 200 mensais durante oito meses.

📍 Todas as regras do processo seletivo estão disponíveis na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições – São gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção até 9 de março.

Ao se inscrever, é necessário anexar os seguintes documentos em formato PDF:

fotocópia do RG ou Certidão de Nascimento e CPF;

comprovante de residência;

declaração de matrícula em escola pública (conforme Anexo I do edital);

documentos específicos para cotistas (autodeclarações ou laudo médico); e

Folha Resumo do CadÚnico atualizada (2025) para comprovação de baixa renda.

Quem tiver dificuldades de acesso à internet pode solicitar auxílio na Central de Relacionamento (Cerel) do campus do IFMS.

Seleção – Será realizada em duas etapas: sorteio eletrônico, no dia 18 de março, e análise documental. O sorteio será transmitido ao vivo por canal oficial do IFMS.

A publicação da primeira chamada para matrícula está prevista para 21 de março, com início das aulas previsto para o período entre 1º e 10 de abril. - CLIQUE AQUI PARA VER O QUADRO DE VAGAS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.