Publicado em 23/04/2020 às 10:09, Atualizado em 23/04/2020 às 14:15

Morador só pode fazer ligação residencial após conclusão da rede de esgoto, alerta gerente da Sanesul em Nova Andradina

Utilização da rede antes da permissão da empresa constitui irregularidade

Acácio Gomes, Redação Nova News

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) está implantando ou ampliando a rede de coleta e tratamento de esgoto em várias cidades de Mato Grosso do Sul, porém, o morador só pode fazer ligação residencial após conclusão da obra da rede, alerta o gerente da Regional da Sanesul em Nova Andradina, Jair Ribeiro.

Conforme a empresa, para que o tratamento do esgoto aconteça corretamente, é preciso que sejam feitas todas as obras de infraestrutura com as tubulações que passam nas ruas e seguem até as estações de tratamento, respeitando todas as etapas de um longo processo de saneamento.

Cb image default
Ligação domiciliar de esgoto à rede não concluída gera transtornos e danos ambientais - Imagem: Arquivo / Nova News

Em algumas localidades atendidas pela Sanesul, onde há obras de esgotamento em execução, as equipes têm notado que os moradores estão se adiantando e fazendo a interligação da rede residencial na rede de rua da empresa, antes da Sanesul liberar os acessos.

“Esse adiantamento acaba atrapalhando e é irregular, ou seja, prejudica o meio ambiente e o próprio morador”, comenta o gerente regional em Nova Andradina, Jair Ribeiro, e responsável pela operação de mais onze cidades.

Ele ressalta que o processo correto deve acontecer da seguinte forma: “Primeiro a Sanesul deixa todas as instalações do sistema de esgotamento sanitário prontas, finalizando as redes de coleta nas ruas e as estações elevatórias de esgoto bruto que ajudam a levar os resíduos domésticos até a estação de tratamento. Depois, funcionários da empresa notificam pessoalmente o morador para fazer a interligação da casa”, detalha.

“Esse é o processo correto, e garante que o esgoto chegue ao seu destino final de tratamento. Quando o morador não espera o término das obras e faz a sua interligação, ele acaba contribuído para o processo inverso, ou seja, o esgoto não chegará na estação e vai se perder no meio do caminho, poluindo o meio-ambiente da região onde ele mora”, orienta Ribeiro.

É importante lembrar que, se for encontrada irregularidades na ligação de esgoto, o morador pode ser responsabilizado por causar poluição ficando sujeito a multa por dano ambiental conforme as leis vigentes.

“Por isso, é importante que os moradores sigam as orientações das equipes locais, para que nada seja feito de forma ilegal. Desativar a fossa séptica e interligar a residência ao sistema de esgoto da empresa deve ser feito apenas após a notificação oficial da empresa”, finaliza o gerente.

Em novembro de 2019 uma situação de irregularidade ocorrida em Batayporã foi denunciada pelo Nova News à Regional da Sanesul em Nova Andradina. Na ocasião, foi verificado vazamento de esgoto na região da Vila Antônia Nantes.

Na época, em contato com a Sanesul, o Nova News recebeu a informação de que aquele trecho da rede estava em construção e que as ligações residenciais ainda não haviam sido autorizadas, motivo pelo qual ocorreu o transbordamento do sistema. (Com informações da Sanesul).