Buscar

Nova Andradina – Comissão é nomeada para apurar responsáveis por queda de ponte

A ponte sobre o Córrego Umbaracá, em uma das alças do anel viário de Nova Andradina, caiu no dia 16 de dezembro

Cb image default
Imagem: Márcio Rogério / Nova News

Uma comissão foi nomeada pelo Prefeito Gilberto Garcia para apurar eventuais responsáveis pela queda da ponte sobre o Córrego Umbaracá, em uma das alças do anel viário de Nova Andradina (na ligação da rodovia MS-134 com a rodovia MS-473), que ocorreu no dia 16 de dezembro de 2019.

De acordo com o documento assinado no dia 31 de janeiro e publicado no Diário Oficial desta terça-feira (04), será instaurado Processo Administrativo a fim de averiguar se há responsabilidade de algum agente público ou da pessoa jurídica contratada Ivano Abdo Construções e Incorporações Ltda.

Foram nomeados Edivaldo Rocha, presidente da comissão, Michele Beniti Barbosa, como secretária, e Jonathan Fuso de Rezende Correa, como membro.

Ainda de acordo com a portaria, a comissão processante deverá apresentar um relatório circunstanciado para que a decisão a ser tomada seja justa e dentro da legalidade.

Conforme noticiado anteriormente pelo Nova News, desde que a ponte desabou, o tráfego de caminhões e carretas retornou para dentro de Nova Andradina, mais precisamente na Avenida Ivinhema, via que era utilizada pelos transportadores no passado, antes da inauguração do anel viário, em junho de 2018.

É importante levar em conta que o tráfego de veículos pesados pela Avenida Ivinhema ocorre tanto durante o dia quanto à noite, o que exige atenção tanto por parte dos profissionais do transporte quanto da população de Nova Andradina com relação a evitar possíveis acidentes, uma vez que, ao longo da via, há escolas, unidades de saúde, comércios e residências.

Outro fator que chama a atenção é que em maio de 2019, ou seja, sete meses antes do desabamento, o Nova News havia produzido uma reportagem sobre aparentes problemas na ponte.

Na ocasião, era possível observar a ocorrência de um processo erosivo, sendo que, algumas partes concretadas, que teriam como função proteger os pilares de sustentação, acabaram se soltando, deixando as fundações da ponte expostas.

Em outubro de 2018, a ponte também havia sido interditada por alguns dias para realização de manutenção. Naquela oportunidade, fortes enxurradas teriam afetado o aterro, que cedeu. Na ocasião, a empresa responsável pela obra foi notificada pela Prefeitura Municipal e os reparos executados.

Antes mesmo da inauguração, em 2015, a obra, que foi construída pelo município através de recurso oriundo do Ministério da Integração Nacional, já havia sido destruída por outra forte chuva que atingiu a região.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.