O curta-metragem “Asfalto, Becos e Ruas”, produzido pelo Projeto Audiovisual Gema, de Nova Andradina, estará presente na edição de 2023 do Festival de Inverno de bonito, que acontece entre os dias 23 e 27 de agosto.
De linguagem documental, a obra apresenta – em três vieses – a trajetória do artista nova-andradinense Lucas Donaire; ou, como é artisticamente conhecido, 2B. A produção explora a atuação do artista nas batalhas de rima, seus traquejos e afinidade com a prática do skate, e a forma com que a escrita (poemas e composições musicais), organicamente, tornou-se parte de sua vida.
Segundo Rodrigo Souza, responsável pela direção e o roteiro da obra, o principal objetivo do filme é descontruir certos preconceitos lançados sobre a cultura de rua. “A intenção do filme é desmistificar o ‘marginal’ enquanto uma ideia preconceituosa, mostrando ¬– em contraponto – os benefícios sociais que a cultura de rua traz para vida daqueles que são tomados por ela. Nessa perspectiva, o filme se apropria de experiências pessoais de 2B, interpeladas pela sua vivência periférica, dando à luz a essa ideia retificadora das práticas culturais de rua como uma importante ferramenta formadora de cidadania”, conta o artista.
O filme, que foi produzido com os recursos da Lei Federal Aldir Blanc, no ano de 2022, em parceria com Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte e sua Fundação Nova-Andradinense de Cultura foi selecionado, através de chamamento público, para participar da edição de 2023 do Festival de Inverno de Bonito, contemplando a segunda participação do Projeto Audiovisual Gema no Festival.
Segundo Bruno Seleguim, produtor da obra “Participar do Festival de Inverno de Bonito novamente é uma oportunidade incrível para compartilhar nossa paixão pelo audiovisual e pela cultura de Nova Andradina. Estamos animados em representar nossa cidade e nossa arte mais uma vez”.
No ano passado, O Projeto Audiovisual Gema foi selecionado com o curta-metragem chamado “Posses”, que narra, de forma poética, recortes da experiência de um relacionamento abusivo.
Nayara Machado, que atuou na direção executiva de ambas as obras fala sobre a importância da difusão das produções culturais de Nova Andradina. “É muito feliz quando vemos a aprovação de projetos do nosso município. Os editais e chamamentos não são de fácil acesso, nem de fácil compreensão, e projetos incríveis com ótimas ideias não conseguem recursos por conta dessa dificuldade burocrática e confusa, além da escassez das vagas. Então, é de muita alegria essa aprovação. Nova Andradina tem arte, tem cultura, e tem quem faça acontecer, mas essa precisa ser uma via de mão dupla, e os entes federados precisam enxergar as dificuldades encontradas nesse meio, para facilitar e democratizar o acesso. Ver o interior ocupando esses espaços, demonstra a resistência e força cultural que o município de Nova Andradina tem”, ela conta.
O filme será exibido no dia 25/08, às 15h, na Câmara Municipal. A edição de 2023 do Festival de Inverno de bonito contará com atrações regionais e nacionais. Grandes nomes da música como Fafá de Belém, Maria Gadú, Iza, Emicida e Trio Parada Dura são do evento. A programação completa está disponível aqui.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.