Buscar

Nova Andradina - Dr. Fernando Abrão Fróes de Moraes detalha procedimentos de endoscopia e colonoscopia

Exames e consultas são realizados na VITTA CLIN, localizada na Rua Professor João de Lima Paes, 1.464

Cb image default
Dr. Fernando Abrão Fróes de Moraes - Imagem: Divulgação

Nos últimos dias, o médico Dr. Fernando Abrão Fróes de Moraes, especialista em Cirurgia Geral, Endoscopia Digestiva Alta, Colonoscopia e Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), recebeu nossa equipe para uma entrevista sobre os procedimentos ofertados na área gastrointestinal em Nova Andradina -- Precisando de assessoria de imprensa? Acesse www.acaciojornalista.com.br ou siga @acaciojornalista no Instagram e saiba mais.

Filho do médico gastrocirurgião Dr. Airton Mário Fróes de Moraes e sobrinho da médica pediatra Dra. Paulina Trotta Abrão, ambos muito conhecidos na região, Dr. Fernando saiu de Nova Andradina ainda na adolescência e retornou em 2021, após concluir sua formação.

Ele explica que cursou medicina na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC-SP), fez residência de Cirurgia Geral por dois anos no Hospital Santa Marcelina, em São Paulo (SP), e também por mais dois anos, residência de Endoscopia Digestiva, Colonoscopia e Endoscopia das Vias Biliares na Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, na Grande São Paulo (SP).

“Retornei a Nova Andradina, minha cidade, para atuar na VITTA CLIN, fundada há mais de 30 anos pelo meu pai, Dr. Airton e minha tia, a Dra. Paulina, onde realizo exames de Endoscopia Digestiva Alta e Colonoscopia, bem como atendimento em doenças do aparelho digestivo’’ explica ele.

Sobre a VITTA CLIN, Dr. Fernando Abrão Fróes de Moraes explica que a clínica recebeu diversas melhorias, como a reforma completa da estrutura física, aquisição de novos equipamentos para realização de endoscopia e colonoscopia, tanto com finalidades diagnósticas e também terapêuticas. O médico detalhou os principais procedimentos realizados na clínica e suas recomendações.

Cb image default
Realização de procedimento - Imagem: Divulgação

Endoscopia Digestiva Alta

Segundo o especialista, a endoscopia é um exame realizado por via oral, minimamente invasivo, feito na própria clínica com sedação, sem dor, sem enjôo e que é indicada em casos em que o paciente sofre com dor abdominal alta, queimação, azia, regurgitação, refluxo, dificuldades para engolir os alimentos, perda de peso sem causa aparente, náuseas e vômitos recorrentes, entre outros sintomas.

“Antes o paciente fazia o exame sem sedação, ou com sedação mínima, o que gerava certo desconforto, porém agora, o procedimento é feito de forma que ele não vê e não sente nada. Utilizamos uma medicação de ação curta, então a pessoa entra e sai da clínica andando normalmente, mas é claro, que necessário ter um acompanhante. Além disso, durante o procedimento, a estabilidade do paciente é monitorada por meio de modernos equipamentos, o que garante mais segurança”, afirma.

Colonoscopia

Dr. Fernando explica que a colonoscopia tem como sua principal indicação a prevenção do câncer colorretal, tanto em homens quanto em mulheres, e deve ser realizada a partir dos 45 anos, sendo que, para quem tem histórico desse tipo de câncer na família, a indicação é que ela seja feita antes, o mais cedo possível.

“Através da colonoscopia, conseguimos identificar pequenas lesões que, se não forem tratadas, podem evoluir para câncer. Estas lesões são diagnosticadas e ressecadas no próprio exame, sendo este material encaminhado para análise. Dependendo do resultado, pode-se indicar a repetição do exame com maior ou menor frequência ao longo da vida do paciente”, pontua.

Imagens: Divulgação

Além da prevenção do câncer colorretal, a colonoscopia é indicada para diagnósticos em casos de dor abdominal baixa, cólicas, mudanças no hábito intestinal, doenças inflamatórias intestinais, estenoses, constipação, diarreia crônica, perda de peso sem causa aparente, dentre outros.

“Para a colonoscopia, o paciente irá até a clínica onde receberá as orientações para a realização do preparo intestinal, necessário realização do exame. Este preparo é realizado na residência do paciente sem grandes transtornos”, afirma Dr. Fernando.

CPRE

Outro procedimento realizado pelo Dr. Fernando Abrão Fróes de Moraes é a Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), mais conhecida como endoscopia das vias biliares.

Ela é indicada, na maioria das vezes, quando pedras que formaram na vesícula acabam migrando para o canal biliar. Então a remoção destes cálculos é realizada pela CPRE, por via oral, sem a necessidade de cirurgia.

Balão Intragástrico

Também na VITTA CLIN, o Dr, Fernando Abrão Fróes de Moraes realiza o procedimento de colocação do balão intragástrico, indicado para pacientes que necessitam perder peso, mas não tem indicação, ou não desejam, serem submetidos a cirurgia bariátrica.

“O balão é colocado por via endoscópica no interiordo estômago, e promove o preenchimento do volume gástrico, diminuindo o a capacidade de ingesta alimentar, bem como reduzindo a velocidade que o alimento sai do estômago, proporcionando uma saciedade com menor quantidade de alimento. O dispositivo permanece no corpo do paciente por um período determinado, agindo como um gatilho inicial para a perda de peso, o que, aliado a hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos contribui para perda de peso e melhora da saúde global do paciente”, explica o médico.

Atendimentos / Convênios / Cartões de desconto

Na VITTA CLIN

Cb image default
Clínica VITTA CLIN - Imagem: Acácio Gomes

O Dr. Fernando Abrão Fróes de Moraes oferece exames (Endoscopia e Colonoscopia) e consulta diariamente na VITTA CLIN.

Estes exames são realizados em caráter particular, por alguns convênios, e cartões de desconto (AMENA, Acina, Pax, Materdei).

A VITTA CLIN está localizada na Rua Professor João de Lima Paes, 1464, centro de Nova Andradina, telefones (67) 3441-2563 e (67) 9 9802-2563. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 08h às 11h e das 13h30 às 18h.

Na VITTA CLIN, além do Dr. Fernando, atendem também o gastrocirurgião Dr. Airton Mário Fróes de Moraes e a pediatra Dra. Paulina Totta Abrão. 

Para saber mais sobre o trabalho do Dr. Fernando Abrão Fróes de Moraes, siga o perfil @drfernando.moraes no Instagram.

No Hospital Cassems

Além da VITTA CLIN, o Dr. Fernando Abrão Fróes de Moraes atende todas as quartas-feiras no ambulatório do Hospital Cassems, pacientes particulares, cartões de desconto e também os convênios parceiros daquela unidade hospitalar, porém ele não realiza exames no Hospital, e sim em sua clínica, VITTA CLIN.

O Hospital Cassems fica na Rua Walter Hubacher, 748, centro de Nova Andradina, telefone (67) 3499-0700. Consultas eletivas podem ser agendadas pelo Whatsapp (67) 9 9168-5672.

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes

PUBLICIDADE

Cb image default
Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.