Buscar

Nova Andradina e Batayporã: Seguindo protocolos, estudantes retornam às escolas estaduais e municipais

Cb image default
Imagem: WhatsApp / Nova News

Alunos da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul retornaram às aulas presenciais nesta segunda-feira (02) depois de 16 meses de pandemia de Covid-19. O mesmo ocorre com quem estuda nas redes municipais de ensino das 79 cidades de Mato Grosso do Sul.

Segundo o portal do Governo do estado, respeitando os protocolos de biossegurança, mais de 200 mil estudantes voltam às atividades de forma alternada, conforme indicadores do Comitê Gestor do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir).

Na região, tanto em Nova Andradina quanto em Batayporã, foi possível observar que os protocolos parecem estar sendo cumpridos à risca pelas instituições de ensino.

Nova Andradina

Imagens enviadas ao Nova News pela Escola Estadual Fátima Gaiotto Sampaio mostram alunos e professores com máscaras de proteção e também seguindo o distanciamento recomendado.

Também ocorreu entrega de máscaras e de frascos de álcool em gel, bem como foram reforçadas as medidas de biossegurança que devem ser seguidas por todos.

Imagens: WhatsApp / Nova News

Foto enviada ao site pela Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza mostra a aferição da temperatura corporal dos estudantes logo no portão de entrada da instituição de ensino bem como um momento de acolhida que foi preparado para receber os alunos.

Batayporã

Em Batayporã, não é diferente. Na Escola Municipal Anízio Teixeira da Silva, por exemplo, foi organizada uma fila, com o devido distanciamento, para o ingresso dos estudantes.

Já dentro da unidade, também estão sendo adotados todos os protocolos, como obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção, álcool 70% e distanciamento entre as carteiras.

Cb image default
Imagem: José Almir Portela / Nova News

Organização

Levando em consideração as sinalizações do Prosseguir em cada localidade, as unidades escolares devem seguir um conjunto de orientações para definir o total de estudantes presentes nas salas.

De acordo com o grau de risco (bandeira), os gestores escolares poderão contar com um percentual dos estudantes de forma presencial nas salas de aula. Apenas quando o município estiver em grau “baixo” (bandeira verde) não haverá a necessidade de alternância entre os estudantes.

Em grau “extremo” (bandeira cinza), 30% dos estudantes presentes em sala;

Em grau “alto” (bandeira vermelha), 50% dos estudantes presentes em sala;

Em grau “médio” (bandeira laranja), 70% dos estudantes presentes em sala;

Em grau “tolerável” (bandeira amarela), 90% dos estudantes presentes em sala;

Em grau de risco “baixo” (bandeira verde), 100% dos estudantes presentes em sala.

Desse modo, observando a média de ocupação das salas de aula da Rede Estadual de Ensino de 30 estudantes em sala de aula (de acordo com dados do Inep), temos o seguinte contexto:

Grau “extremo” (bandeira cinza): 09 estudantes em sala;

Grau “alto” (bandeira vermelha): 15 estudantes em sala;

Grau “médio” (bandeira laranja): 21 estudantes em sala;

Grau “tolerável” (bandeira amarela): 27 estudantes em sala;

Grau “baixo” (bandeira verde): 30 estudantes em sala. (Com informações da SED-MS).

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.