Publicado em 21/05/2020 às 10:39, Atualizado em 21/05/2020 às 15:03

Nova Andradina - Médico é o primeiro do interior que realiza avaliação para emissão do Certificado Aeronáutico da 4ª Classe

João Luiz Itagiba Fonseca atende na unidade do Hospital Cassems

Acácio Gomes*, Redação Nova News*
Cb image default
João Luiz Itagiba Fonseca é o primeiro médico do interior de MS a ser credenciado para o procedimento - Imagem: Acácio Gomes

O médico João Luiz Itagiba Fonseca, profissional com atuação em cirurgia cardíaca, implante de marcapasso e terapia intensiva e que atende na unidade de Nova Andradina do Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), é o primeiro do interior autorizado e realizar a avaliação de saúde pericial para emissão do Certificado Médico Aeronáutico da 4ª Classe, conforme o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) número 67 e a Lei número 7.565, de 18 de dezembro de 1986 - Clique aqui e saiba como divulgar sua empresa ou trabalho na internet*.

Até então, o serviço era ofertado apenas na Capital do Estado, Campo Grande, sendo que, a partir de agora, ele está disponível em Nova Andradina, conforme publicação da Portaria 1.294, de 13 de maio de 2020, da Superintendência de Padrões Operacionais - Gerência de Certificação de Pessoal - Gerência Técnica de Fatores Humanos, que consta na página 93 da edição do dia 18 de maio de 2020 do Diário Oficial da União (DOU).

Ao falar sobre a conquista, João Luiz explica que é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que pilotos sejam avaliados por médicos que atuam em instituições credenciadas para esta finalidade, sendo que, conforme a portaria, a partir de agora, os pilotos da 4ª Classe, que são os pilotos desportivos e de planadores, podem fazer o procedimento em Nova Andradina, sem a necessidade de deslocamento para a Capital do Estado.

Cb image default
Portaria foi publicada no Diário Oficial da União - Imagem: Reprodução 

“Esta é uma conquista que beneficia os pilotos da 4ª Classe, não apenas de Nova Andradina, mas de toda a região. Estamos trabalhando agora no sentido de conseguir autorização para avaliação de pilotos de outras classes, no entanto, isso depende de cursos ministrados pela ANAC, sendo que, estas capacitações estão suspensas no momento devido à pandemia de covid-19", explicou.

João Luiz Itagiba Fonseca, que é natural do Estado de Goiás, estudou na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e no Instituto de Cirurgia do Coração de Londrina (PR), passou a integrar a equipe do Hospital Cassems de Nova Andradina há poucos meses. “Estou sendo acolhido aqui na cidade de uma forma que tem me trazido muita alegria e satisfação pessoal. Me coloco à disposição dos moradores do Vale do Ivinhema para, através do Cassems, atender a população”, disse.

Cb image default
Hospital Cassems de Nova Andradina recebe constantes investimentos em estrutura física e profissionais altamente capacitados - Imagem: Acácio Gomes

Durante a entrevista, João Luiz aproveitou a oportunidade para citar outra conquista do Hospital Cassems de Nova Andradina, que é a chegada do primeiro lote de materiais para realização de implante cirúrgico de marcapasso.

O procedimento que, até então, era realizado apenas em Dourados e Campo Grande, agora passa a ser disponibilizado em Nova Andradina, atendendo toda a população da Região do Vale do Ivinhema.

“Estamos conseguindo avançar na prestação do serviço de cardiologia na unidade de Nova Andradina e, de uma forma geral, devido ao empenho da direção do hospital e à cooperação de todos os membros da equipe, a unidade consegue, cada vez mais, oferecer um serviço de excelência a todos aqueles que buscam atendimento”, finalizou.

A unidade de Nova Andradina do Hospital Cassems fica na Rua Walter Hubacher, 748, centro, telefone (67) 3499-0700. Consultas eletivas podem ser agendadas pelo Whatsapp (67) 9 9168-5672. (Clique aqui e saiba como divulgar sua empresa ou trabalho na internet*).