Buscar

Nova Andradina: Nutricionista Dra. Melissa Machado esclarece pontos importantes sobre a Cirurgia Bariátrica

Nos últimos dias, a Dra. Melissa Machado, que é nutricionista especialista em Cirurgia Bariátrica e Metabólica e que atende na unidade de Nova Andradina do Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) recebeu a equipe do Nova News para esclarecer pontos importantes sobre a realização do procedimento -- Precisando de assessoria de imprensa? Acesse www.acaciojornalista.com.br ou siga @acaciojornalista no Instagram e saiba mais.

Graduada pela Universidade Paranaense e pós-graduada em Nutrição em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Dra. Melissa explica que há cerca de 15 anos se dedica ao tema da Cirurgia Bariátrica, uma vez que, desde o tempo de acadêmica, ela já manifestava interesse pelo tema.

Cb image default
Dra. Melissa Machado é nutricionista especialista em Cirurgia Bariátrica e Metabólica - Imagem: Acácio Gomes

A nutricionista defende que, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), há o entendimento de que a obesidade não é apenas uma doença isolada, mas sim, uma doença que causa outras comorbidades ao paciente, como problemas osteomusculares, diabetes, hipertensão arterial e, de forma geral, a perda da qualidade de vida.

“Infelizmente há pessoas obesas que não conseguem nem amarrar o cadarço dos sapatos. Nossa missão é devolver a qualidade de vida e, neste contexto, é importante salientar que a Cirurgia Bariátrica e Metabólica não tem finalidades estéticas, o objetivo do procedimento é o resgate da saúde, sendo que, outros efeitos, como a melhora da aparência e a elevação da autoestima, por exemplo, são consequências positivas com certeza, mas o foco é o resgate da vida do paciente”, pontua a nutricionista.

Outro ponto considerado de suma importância pela especialista é o fato de que a Cirurgia Bariátrica e Metabólica não deve ser abordada de forma irresponsável, pois o grande segredo para o sucesso é a mudança de vida, a adoção de hábitos saudáveis.

“Alimentação balanceada, prática de atividades físicas e é claro, o acompanhamento por parte da equipe de especialistas, não apenas nos períodos pré, trans e pós-operatório, mas durante toda a vida do paciente bariátrico são elementos decisivos para a obtenção e manutenção dos resultados. Não existe mágica”, explica Melissa.

Segundo ela, a equipe multidisciplinar montada no Hospital Cassems de Nova Andradina presta um serviço de excelência, oferecendo todo o suporte necessário ao paciente. Além da Dra. Melissa que, como já informado, é especialista em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o grupo de especialistas é formado também pelo Dr. Diogo Castilho (gastroenterologista com pós-graduação em Cirurgia Bariátrica), Dr. Fernando Abrão Fróes de Moraes (especialista em Cirurgia Geral, Endoscopia Digestiva Alta, Colonoscopia e Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica - CPRE) e o Dr. Airton Mário Fróes de Moraes (especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo).

Cb image default
A equipe: Dr. Airton Mário Fróes de Moraes, Dr. Diogo Castilho, Dra. Melissa Machado e o Dr. Fernando Abrão Fróes de Moraes - Imagem: Divulgação

“Somos uma equipe fortalecida, que trabalha alinhada, em plena sintonia, fator que, somado aos demais profissionais excelentes que integram a unidade hospitalar e à estrutura física que o Hospital Cassems nos oferece, com centro cirúrgico moderno, equipamentos de ponta e leitos adequados, tem feito de Nova Andradina uma referência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Antes, os pacientes da região precisavam se deslocar para Dourados, Campo Grande ou até mesmo para outros estados e, agora, podem ser atendidos com total qualidade aqui, pertinho de casa. Isso é uma grande conquista”, avalia ela.

Dra. Melissa aproveitou a oportunidade para enaltecer também o trabalho de outros profissionais que dão apoio à equipe de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Cassems, citando como exemplos o anestesista Dr. João Rosenbaum Filho e a psicóloca Kessiane Vieira.

“O paciente bariátrico necessita de acolhimento, orientação, preparação e acompanhamento e, neste sentido, estamos muito bem servidos aqui em Nova Andradina com profissionais excelentes. Quando a equipe trabalha em sintonia e fala a mesma língua o trabalho flui muito melhor e as pessoas se sentem mais motivadas a reconquistarem suas vidas”, avalia.

Procedimentos são realizados por meio de videolaparoscopia no centro cirúrgico do Hospital Cassems em Nova Andradina - Imagens: Arquivo

Dra. Melissa se diz muito satisfeita com a realização das Cirurgias Bariátricas e Metabólicas em Nova Andradina. “Eu acompanhei tudo desde o começo. A elaboração do projeto, a montagem da equipe, o passo a passo para cada etapa até a concretização desse sonho e hoje estamos aqui, atendendo diversos pacientes de toda a região e fazendo parte das vidas de pessoas que, muitas vezes, já não tinham mais esperança. Isso é emocionante, especialmente quando a gente ama aquilo que faz”, revela.

Nas palavras dela, é importante destacar que a obesidade não é sinal de fraqueza, mas há fatores hormonais e metabólicos envolvidos, motivo pelo qual a avaliação, a orientação e o acompanhamento por parte de uma equipa qualificada são itens que fazem a diferença.

Cb image default
Nutricionista afirma que avaliação é fundamental para verificar se o paciente se enquadra nos critérios da Cirurgia Bariátrica e Metabólica ou se devem ser adotadas outras estratégias - Imagem: Acácio Gomes

“O paciente nos procura e a gente entende a demanda, avalia se cabe ou não a adoção da cirurgia ou se aquela situação pode ser equalizada por meio de reeducação alimentar e, com base em diversos critérios vamos traçando o melhor caminho. O importante é que as pessoas que sofrem com a obesidade entendam que há soluções e nós estamos aqui para dar todo o acolhimento e suporte”, finaliza.

Saiba mais

A nutricionista Dra. Melissa Machado, especialista em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, atende no Hospital Cassems de Nova Andradina, que fica na Rua Walter Hubacher, 748, tanto de forma particular quanto por meio de todos os convênios credenciados, sendo que, pessoas interessadas em saber mais podem entrar em contato pelo telefone (67) 3499-0700 e pelo celular / WhatsApp (67) 9 9168-5672 ou ainda seguir o perfil @melissamachadonutri no Instagram

Cb image default
Unidade do Hospital Cassems em Nova Andradina fica na Rua Walter Hubacher, 748 - Imagem: Acácio Gomes

PUBLICIDADE

Cb image default
Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.