Buscar

Nova Andradina: Otorrinolaringologista Dr. Ricardo Zucoloto detalha Rinoplastia e Rinomodelação

Além dos procedimentos estéticos, o profissional também atua nas áreas da Otorrinolaringologia Funcional e Medicina do Sono

Cb image default
Otorrinolaringologia Estética e Funcional: Dr. Ricardo Zucoloto conta com mais de 20 anos de atuação em Nova Andradina - Imagem: Letícia Moya

O médico Dr. Ricardo Zucoloto, que conta com 25 anos de formado, dentre os quais 22 são dedicados à Otorrinolaringologia - que é o ramo da Medicina que trata da garganta, das vias nasais e auditivas - e que está presente em Nova Andradina desde o ano 2.000, na Clínica Facial, detalhou à nossa equipe o que são os procedimentos de Rinoplastia e Rinomodelação, bem como suas características e atribuições -- Precisando de assessoria de imprensa? Acesse www.acaciojornalista.com.br ou siga @acaciojornalista no Instagram e saiba mais.

Antes de mais nada, o especialista pontuou que o profissional indicado para a execução desses procedimentos é o médico otorrinolaringologista ou cirurgião plástico devidamente habilitado, treinado e com experiência, uma vez que são intervenções bastante delicadas.

“No meu caso, tenho cerca de uma década de preparação com treinamentos e cursos junto aos melhores especialistas, como o Dr. Dean Toriumi, de Chicago (EUA), que é o maior otorrinolaringologista na realização de Rinoplastia do mundo; e também com grandes nomes nacionais como Dr. José Roberto Parisi Jurado; Dr. Frederico Keim; Dr. Guilherme Scheibel; Dr. Fábio Maniglia e Dr. Marcos Mocellin”, explica Zucoloto, ao pontuar o histórico de mais de mais de duas mil cirurgias nasais realizadas em Nova Andradina, sendo muitas delas, rinoplastias.

Mas o que é Rinoplastia?

Dr. Ricardo Zucoloto explica que a Rinoplastia é uma intervenção cirúrgica para correção de alterações estéticas no nariz, que, por suas características, causam incômodo ao paciente. “É um dos procedimentos que exigem muita experiência, muita perícia e, por esse motivo, não é todo profissional que o executa”, frisou.

Cb image default
Rinoplastia é uma cirurgia para correção de alterações estéticas no nariz - Imagem: Divulgação

Segundo o especialista, para a realização da Rinoplastia sob sua responsabilidade são utilizados os conceitos mais modernos na chamada Rinoplastia Estruturada com técnica aberta, na qual é feita uma incisão e são utilizadas cartilagens do septo nasal, da orelha ou até da costela do paciente para a modelagem do nariz.

“No caso da Rinoplastia é utilizada anestesia geral. O procedimento é realizado nas instalações do Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) aqui de Nova Andradina e demora entre três e quatro horas, podendo chegar a até sete horas no caso de utilização de cartilagens da costela. No dia que agendamos uma Rinoplastia não temos nenhum outro compromisso, uma vez que é necessária dedicação exclusiva ao paciente”, explica.

Com relação ao pós-operatório, Zucoloto afirma que a recuperação não é dolorosa, mas gera certo desconforto por algum período. “É preciso que o paciente tome os devidos cuidados e seja acompanhado por até um ano, enquanto ocorre a cicatrização, uma vez que, o resultado não é imediato, podendo haver a ministração de medicamentos para o ajuste dessa cicatrização”, pontua.

Dr. Ricardo ainda destacou que a técnica estruturada é a mais segura, pois garante a previsibilidade e estabilidade do resultado, ao contrário da chamada técnica ressectiva, que não é mais utilizada, uma vez que, nesse caso, como o nariz fica sem estrutura, o resultado pode variar com o passar dos anos, ocorrendo deformidades.

Questionado sobre a faixa etária dos pacientes que podem ser submetidos à Rinoplastia, Zucoloto afirma que não há restrições, mas que o procedimento deve ser evitado em pessoas muito jovens, abaixo dos 14 anos, uma vez que, nesse caso, a cartilagem nasal ainda está em desenvolvimento e o resultado pode sofrer variações com o tempo.

Cb image default
Dr. Ricardo Zucoloto atende de forma particular e também por meio de diversos convênios, entre eles o Cartão de Descontos Amena - Imagem: Letícia Moya

O que é Rinomodelação?

Sobre a Rinomodelação, o otorrinolaringologista explica que ela consiste em um procedimento mais simples, não cirúrgico e que pode ser realizado no consultório com anestesia local, mas cujo resultado não é permanente.

“Ela é indicada para pequenos ajustes nasais, geralmente na questão da assimetria, mediante a aplicação de ácido hialurônico, podendo, em alguns casos substituir determinadas cirurgias de aumento, porém, é importante destacar que o resultado é temporário, uma vez que o ácido hialurônico é absorvido pelo corpo, sendo necessária a repetição do procedimento após certo período”, disse Zucoloto.

O especialista detalhou que a aplicação demora, em média, 30 minutos, mas que, apesar de mais simples, a intervenção exige atenção, com a sequência correta de procedimentos para que não haja complicações. “Aqui, por exemplo, utilizamos canula ao invés de agulha, o que oferece mais segurança para o paciente, evitando possíveis ocorrências de necrose de pele e outros episódios desastrosos que podem ocorrer quando o profissional é inseguro, inexperiente ou age com leviandade”, pontua.

“Muitas vezes, quando o profissional não é devidamente habilitado, ele acaba aplicando produto em excesso, o que pode provocar pressão nasal, necrose de cartilagem, necrose de pele e até risco de cegueira irreversível, uma vez que, se o ácido hialurônico é injetado com muita força ou rápido demais, ele pode ser levado pela circulação até a região ocular, causando a perda da visão”, alerta.

Nas palavras dele, apenas o profissional devidamente habilitado e qualificado tem os conhecimentos profundos dos pontos e parâmetros, bem como da anatomia da face para executar o procedimento de forma responsável e segura.

Cb image default
Especialista pontuou que o profissional indicado para a execução desses procedimentos é o médico otorrinolaringologista ou cirurgião plástico - Imagem: Acácio Gomes

Simulação

Dr. Ricardo Zucoloto informa que nos casos em que há indicação de Rinoplastia ou Rinomodelação, é possível fazer uma simulação por meio de um programa computadorizado em que o paciente tem uma melhor expectativa do resultado a ser alcançado com a realização do procedimento escolhido.

Telemedicina

Um dos diferenciais do atendimento do Dr. Ricardo Zucoloto na Clínica Facial é a telemedicina, ou seja, as consultas realizadas à distância, por meio de uma chamada de vídeo pela plataforma disponível no site (https://ricardozucoloto.com.br/), o que, em muitos casos, evita com que o paciente precise de deslocar para ser atendido.

“Pela consulta à distância a gente entende a demanda do paciente e traça as estratégias referentes aos procedimentos mediante a análise de fotos que são enviadas por ele. É uma facilidade muito grande, porém, é óbvio que, em algumas situações, a avaliação presencial se faz necessária”, pontua o otorrinolaringologista.

Saiba mais

Para saber mais sobre Rinoplastia e Rinomodelação, as pessoas interessadas podem e entrar em contato com Clínica Facial, que fica na Rua Senador Auro Soares de Moura Andrade, 1259, centro de Nova Andradina, telefone (67) 3441-4590, WhatsApp (67) 9 8441-4590. Também é possível acompanhar o trabalho do Dr. Ricardo Zucoloto pelo Instagram e pelo Facebook.

Convênios

Dr. Ricardo Zucoloto atende de forma particular e também é conveniado ao Cartão de Descontos Amena e aos planos Hapvida (antigo São Francisco); Unimed, Cassi e Postal Saúde. 

Cb image default
Clínica Facial é referência no segmento em toda a região - Imagem: Acácio Gomes

PUBLICIDADE

Cb image default
Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.