Publicado em 05/09/2025 às 18:28, Atualizado em 05/09/2025 às 22:45
Jovem será canonizado pelo Papa Leão XIV neste domingo (07)
A Paróquia São José, de Nova Andradina-MS, conta com uma relíquia de Carlo Acutis, o jovem santo que será canonizado pelo Para Leão XIV neste domingo, dia 07 de setembro de 2025. Trata-se de um fragmento da madeira da urna funerária em que Carlo Acutis foi sepultado em 12 de outubro de 2006.
Na tarde desta sexta-feira (05), às vésperas da canonização, o pároco local, padre Ruan Vinícius Paixão, recebeu o site Nova News, momento em que ele explicou que a relíquia, considerada de segundo grau, foi obtida quando ocorreu a exumação do corpo de Carlo, em 2019, e trazida até Nova Andradina pelo padre Fábio Vieira, que um grande propagador da devoção a Acutis.
Ele explicou que as relíquias de primeiro grau, são partes do corpo dos santos, como gotas de sangue, fios de cabelo, fragmentos de ossos e outros tecidos. Já as de segundo grau, são roupas e outros objetos que tenham sido usados pelo santo. Com relação às relíquias de terceiro grau, elas consistem em objetos que tenham tocado o corpo de um santo.
“As relíquias são importantes ao passo que nos lembram dos santos, nos aproximam de seus exemplos e nos remetem à forma como eles seguiram Cristo”, pontua.
Padre Ruan disse que, a partir deste sábado (06), a relíquia, que até então ficava guardada e que era exibida apenas em ocasiões especiais, passa a ficar exposta em tempo integral na igreja. “Inicialmente, ela ficará próxima ao sacrário, mas, já temos o projeto para um memorial onde teremos um ambiente para colocá-la, juntamente com um espaço para Nossa Senhora Aparecida”, disse ele, ao aproveitar a oportunidade para dizer que se aceita doações da comunidade para a construção desse nicho.
O pároco fez questão de lembrar da forte ligação de Carlo Acutis com o Mato Grosso do Sul, uma vez que, o primeiro milagre atribuído à sua intercessão - e que foi responsável pela sua beatificação - ocorreu em Campo Grande, no dia 12 de outubro de 2012, quando ocorreu a cura do menino Matheus Lins Vianna, diagnosticado com uma rara anomalia congênita no pâncreas.
Já o segundo milagre reconhecido - responsável pelo início do processo de canonização - ocorreu na Itália, em 2022, quando a jovem Valéria Valverde se recuperou de forma inacreditável de um traumatismo craniano decorrente de um grave acidente de trânsito. O milagre ocorreu após uma peregrinação realizada pela mãe de Valéria até o túmulo de Carlo Acutis.
Padre Ruan destaca que a canonização de Carlo Acutis é um sinal muito forte para toda a Igreja, mas, sobretudo para os jovens. Ele também pontua a profunda devoção de Carlo para com a Eucaristia, o que mostra o quão importante é esse sacramento - qualificado pelo santo como “sua autoestrada para o Céu” - na vida de todos.
Por fim, padre Ruan salienta que a canonização de Carlo Acutis, um jovem do nosso tempo, que usava calça jeans e tênis, e que é considerado o “Padroeiro da Internet”, mostra que a santidade é possível para todos aqueles que a buscam com fé, independente de época ou do contexto em que se vive.
Paróquia São José
A Paróquia São José, onde a relíquia de Carlo Acutis pode ser comtemplada fica Rua Johann Gill, Bairro Centro Educacional, em Nova Andradina. Para saber mais e fazer doações para a construção do memorial dedicado ao novo santo e também a Nossa Senhora Aparecida, as pessoas interessadas podem entrar em contato pelo WhatsApp da secretaria paroquial (67) 9 9602-9902 e acompanharem o Instagram @paroquiasaojose.na.
A canonização
A canonização de Carlo Acutis acontece na manhã deste domingo (07), no Vaticano, e pode ser acompanhada a partir das 05h, no horário de Mato Grosso do Sul, pelo canal Vatican News Brasil no YouTube.
Bênção especial
Na tarde desta sexta-feira (05), após conceder entrevista ao Nova News, padre Ruan Paixão ministrou, com a relíquia de Carlo Acutis, uma bênção especial a todos que tiverem acesso ao conteúdo:
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.