Publicado em 05/03/2020 às 09:21, Atualizado em 05/03/2020 às 13:25

Nova Andradina - Resgate dramático de cachorra mobiliza ONG Patinhas de Amor e Corpo de Bombeiros

Animal, que havia caído em uma piscina de líquidos oriundos do aterro sanitário, nadava por mais de uma hora sem conseguir sair

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação / Patinhas de Amor

Uma cachorra que estava em uma situação dramática foi resgatada na noite desta quarta-feira (04), por volta das 21h em Nova Andradina, através de uma ação conjunta entre a Organização Não Governamental (ONG) Patinhas de Amor e o Corpo de Bombeiros Militar.

Conforme apurado pelo Nova News, o animal havia caído em uma piscina de armazenamento de líquidos oriundos da decomposição de resíduos sólidos no aterro sanitário de Nova Andradina e nadava por mais de uma hora, lutando pela vida, sem conseguir sair.

Segundo os voluntários da ONG, a piscina, localizada a cerca de 10 quilômetros da cidade tem o tamanho de um campo de futebol. “Ela estava nadando desesperada para sair de lá sem conseguir. Fomos informados sobre o caso e acionamos o Corpo de Bombeiros”, disse um dos membros da Patinhas de Amor.

Nas palavras dos membros da Organização Não Governamental, após cerca de uma hora de trabalho, o Corpo de Bombeiros conseguiu efetuar o resgate. “Ela foi retirada de lá e levada em segurança até um lar temporário, tomou banho, se alimentou e está descansando”.

Imagens: Divulgação / Patinhas de Amor

Os membros da ONG lembram que o trabalho desenvolvido pela entidade é voluntário. “Não recebemos remuneração ou salário. Saímos de casa, deixamos filhos, maridos, esposas para salvar vidas. E é muito gratificante ver nos olhinhos destes animais a gratidão e o carinho”, finalizou um dos integrantes.

Faça sua parte

Casos de animais em perigo ou maus-tratos contra animais de qualquer espécie podem e devem ser denunciados para que as devidas providências sejam tomadas.

Na região do Vale do Ivinhema, por exemplo, o cidadão pode comunicar a situação na Delegacia de Polícia Civil mais próxima ou acionar a Polícia Militar Ambiental pelo telefone (67) 3443-1095. Feita a denúncia, que pode ser anônima, a fiscalização irá até o local indicado para realizar a averiguação.

Se o fato comunicado for verídico, o infrator será autuado e multado administrativamente. Ele também é apresentado na Polícia Civil, onde um inquérito será iniciado e posteriormente encaminhado para o Ministério Público Estadual (MPE).

Há também a possibilidade de acionar os voluntários da ONG “Patinhas de Amor” por meio de suas redes sociais: Facebook e Instagram.

Outra opção é levar o caso ao conhecimento do Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone (67) 3441-4715 ou ligar na Prefeitura de Nova Andradina pelo (67) 3441-1250 e solicitar a transferência da chamada para o ramal do CCZ.