Conforme noticiado pelo Nova News na sexta-feira (15), a população do Bairro Horto Florestal, em Nova Andradina, tem enfrentado uma situação complicada devido às constates queimadas provocadas por um grupo de pessoas em situação de rua que está, se certa forma, acampado em uma área de vegetação nas proximidades das casas.
Conforme apurado pelo Nova News junto a alguns habitantes do bairro, os moradores em situação de rua e, aparentemente usuários de drogas, improvisaram um acampamento dentro da mata, nas proximidades da esquina das ruas Elizabeth Robiano e Mário Lopes Beiro, sendo que, todo fim de tarde e início de noite eles ateiam fogo em montes de lixo e em parte da vegetação, gerando fumaça.
Na sexta-feira (15), à noite, após a publicação da matéria, uma equipe do serviço de Proteção Social Especial, acompanhada de escolta policial, esteve no local para verificar a situação.
Praticamente todas as noites, a fumaça tem afetado a qualidade de vida dos cidadãos residentes no Horto Florestal - Imagem: WhatsApp / Nova News
No entanto, segundo relato das famílias que moram no bairro, logo após a saída da equipe, o problema recomeçou, uma vez que os autores teriam, novamente, colocado fogo no local, gerando fumaça.
Já entre a noite de sábado (16) e a madrugada de domingo (17), a situação ficou ainda mais insuportável, uma vez que, em determinado momento, o fogo tomou uma proporção de causou preocupação à população do bairro.
“Teve uma hora que as chamas assustaram a gente, mas, parece que as próprias pessoas em situação de rua que se aglomeram no local conseguiram controlar. Só fomos dormir mesmo depois que o fogo apagou. Se tivesse vento, com certeza a situação ficaria sem controle”, relatou uma moradora.
Quem mora no Horto Florestal afirma que não aguenta mais a situação, pois a fumaça constante afeta a qualidade de vida dos habitantes do bairro. “Esperamos que as autoridades competentes tomem as providências necessárias”, exigiu um cidadão.
No âmbito do poder público municipal, o Nova News conversou nesta segunda-feira (18) com a gerente de Proteção Social Especial, Valéria Almeida. Ela disse que já foram feitas várias tentativas de tirar essas pessoas da situação de rua, porém, sem sucesso.
“Já ofertamos todos os atendimentos cabíveis, contudo, eles recusam. Para estas pessoas nós podemos proporcionar tratamentos em comunidades terapêuticas, reinserção familiar, retorno para suas cidades de origem no caso daqueles que não são aqui de Nova Andradina. Pontuamos também que foi feito um aditivo com a Casa do Migrante para que ela atenda esse público todos os dias, uma vez que, antes, o acolhimento na Casa do Migrante ocorria de segunda a sábado, mas, esse público não adere aos atendimentos, geralmente devido ao uso de de substâncias psicoativas”, pontuou Valéria.
Ela esclareceu que está sendo feito um levantamento para se averiguar a propriedade da área onde eles se aglomeram, se é um terreno público ou privado, a fim de que possa se averiguar quais medidas podem ser tomadas.
Local onde os moradores em situação de rua e, provavelmente usuários de drogas, se aglomeram durante a noite - Imagem: WhatsApp / Nova News
No seu entendimento, com relação ao fato de eles atearem fogo na vegetação, isso seria uma questão da esfera policial, por se tratar de um crime ambiental relacionado à degradação do meio ambiente e à poluição devido à fumaça.
Assim como já havia ocorrido com a reportagem de sexta-feira (15/08/2025), de forma simultânea à publicação dessa matéria de segunda-feira (18/08/2025), o Nova News encaminhou a situação ao 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM), Polícia Civil (PC), Polícia Militar Ambiental (PMA) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM) para conhecimento e possíveis providências no sentido de uma união de esforços para sanar esta demanda que tanto afeta a qualidade de vida de em mora no Horto Florestal.
O site fica à disposição dos órgãos citados nesta publicação para eventuais esclarecimentos com relação ao que pode ser feito sobre a situação.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.