Publicado em 18/01/2022 às 18:40, Atualizado em 18/01/2022 às 22:45

Nova Andradina: Testes para Covid-19 no Laboratório Municipal serão realizados apenas com encaminhamento

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Teste de Covid-19 somente será realizado no Laboratório Municipal se houver encaminhamento ou solicitação do enfermeiro ou médico - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

A Coordenadoria Geral de Comunicação (Cogecom), da Prefeitura de Nova Andradina informa que nesta quarta-feira, dia 19 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de não realizará teste de Covid-19 no Laboratório Municipal e, quando os testes forem retomados, eles somente serão feitos mediante encaminhamento de um médico ou enfermeiro.

Conforme o comunicado, a equipe técnica estará reunida para avaliar o atendimento às pessoas com sintomas gripais e definir novas estratégias de atuação, pois a demanda pelo teste de Covid-19 está muito grande, o que vem causando aglomeração no local.

De acordo com a nota enviada à imprensa, muitas pessoas que não se enquadram para a realização do teste estão procurando o laboratório para fazer o exame.

Segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica, 60% das pessoas que realizaram o teste nesta última semana não tem o vírus e, indo até lá, estarão mais propensas ao contágio viral.

A orientação é que as pessoas com sintomas gripais ou que tiveram contato com pessoas positivas procurem as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) para serem avaliadas pelos enfermeiros e médicos e, caso haja necessidade, sejam encaminhadas para a realização do exame.

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que reduzirá o número de consultas eletivas nos próximos dias. O atendimento aos grupos prioritários como gestantes, idosos, crianças, diabéticos e outras comorbidades será realizado no primeiro horário dos turnos da manhã, às 07h, e da tarde, às 13h, sendo que, posteriormente, o atendimento será feito aos pacientes com sintomas gripais que precisam passar por avaliação médica ou avaliação da enfermeira.

O teste de Covid-19 somente será realizado no Laboratório Municipal se houver encaminhamento ou solicitação do enfermeiro ou médico.

O problema

De fato, confusão e desinformação, foi o cenário que uma equipe do Nova News presenciou no Laboratório Municipal Nacim Abrão, no início da tarde desta terça-feira (18).

Cb image default
Saúde adotará novas estratégias para evitar aglomerações no local - Imagem: José Almir Portela / Nova News

A explosão do número de casos de Covid-19 fez com que centenas de pessoas corressem até o laboratório para tentar a realização do teste rápido para saber se estão ou não contaminadas pelo vírus.

No local, foi possível verificar a presença de pessoas sem sintomas e também de pessoas sintomáticas em busca da coleta de amostras.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!