Publicado em 17/03/2020 às 08:48, Atualizado em 17/03/2020 às 13:04

Nova Andradina - UFMS, IFMS e UEMS suspendem aulas presenciais em prevenção ao coronavírus

Atividades à distância devem ser adotadas para que não haja prejuízo aos estudantes

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagens: Arquivo / Nova News

Nas últimas horas, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que possuem campi em Nova Andradina e em outras cidades do Estado, anunciaram a suspensão das aulas presenciais como forma de prevenir o possível contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).

UFMS

A UFMS vai substituir as aulas e as atividades presenciais por estudos dirigidos com uso de ferramentas de educação à distância e tecnologias de informação e comunicação no período de 17 de março a 17 de abril de 2020. A medida vale para todos os cursos de graduação e de pós-graduação de toda a Universidade.

Também foi instituída a modalidade de teletrabalho para servidores, de forma obrigatória para maiores de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas, e nos demais casos a critério da unidade. Além disso, a medida determina a substituição imediata da leitura biométrica do registro de frequência pelo passaporte UFMS.

IFMS

O IFMS, por sua vez, determinou a suspensão das atividades letivas e administrativas a partir de quarta-feira (18) por 15 dias, possibilitando que a comunidade do IFMS permaneça em isolamento social. A previsão de retorno das atividades é 02 de abril, no entanto a situação será reavaliada periodicamente.

A decisão da reitoria da foi tomada nessa segunda-feira (17), após recomendação da Comissão de Organização de Campanhas para Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção ao Coronavírus (Covid-19) do IFMS.

A decisão da reitoria prevê que as atividades administrativas sejam realizadas fora das dependências do IFMS, assegurando a preservação e o funcionamento dos serviços considerados essenciais.

Sobre a reposição das atividades letivas, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) irá elaborar uma instrução específica para o trabalho docente. Estão sendo estudadas as alternativas mais viáveis, que podem abranger metodologias de ensino a distância, para diminuir possíveis prejuízos aos estudantes.

UEMS

A UEMS publicou, na noite desta segunda-feira (16), portaria que suspende as atividades acadêmicas presenciais pelo prazo de 30 dias, a partir do dia 18 de março recomendando a substituição por atividades remotas, ou seja, aulas com uso de ferramentas tecnológicas a distância.

O documento também prevê a manutenção das rotinas administrativas, nos casos das atividades de caráter essencial. A decisão foi tomada após a reunião do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior do Estado de Mato Grosso do Sul (CRIE/MS) que ocorreu em Campo Grande junto com representantes do Governo do Estado.

Número de alunos em Nova Andradina

Conforme apurado pelo Nova News, o total de alunos impactados pela medida, em Nova Andradina, nas três instituições citadas é de cerca de 1.980 estudantes, sendo, cerca de 900 da UFMS, 900 do IFMS e 180 da UEMS.  

A doença

A doença provocada pelo coronavírus é uma infecção parecida com a gripe. Seus sintomas são febre, tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal e coriza. Medidas básicas de higiene podem evitar o contágio:

Cb image default
Imagem: Reprodução / Ministério da Saúde