Buscar

Padre Itacir Gasparetto deixa comunidade de Nova Andradina para se dedicar a nova missão

Cb image default
Padre Itacir Gasparetto afirma que sentirá saudade de Nova Andradina, mas que está otimista com sua nova missão em Bataguassu - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Neste mês de fevereiro de 2022, o padre Itacir Gasparetto, gaúcho de 62 anos, que até então atuava como vigário do Santuário Diocesano Imaculado Coração de Maria, em Nova Andradina, deixou a comunidade local para se dedicar a uma nova missão, desta vez, no município de Bataguassu.

Itacir contou ao Nova News que permaneceu por mais de uma década em Nova Andradina. “Atuei em Nova Andradina, depois fui para o estado do Pará, na sequência voltei ao Mato Grosso do Sul, onde fui pároco de Taquarussu e retornei a Nova Andradina. Só aqui nesta cidade foram quase 11 anos de permanência se somados os dois períodos”, explicou.

O padre, que agora atuará como vigário paroquial em Bataguassu, revelou que sentirá muita saudade de Nova Andradina. “Aqui se passaram os melhores anos da minha vida. Esta comunidade me acolheu muito bem e me ajudou muito. Sigo feliz para minha nova missão em Bataguassu, mas levarei esse povo no meu coração”, revelou.

Gasparetto também dirigiu um agradecimento especial a todos os membros dos movimentos, pastorais, as lideranças e a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, colaboraram com sua missão.

“Aproveito ainda esta oportunidade para me desculpar por minhas eventuais falhas, se talvez deixei a desejar em algum aspecto”, pontuou.

O padre disse que durante o tempo em que atuou em Nova Andradina procurou estar perto dos mais necessitados. “Não busquei deixar obras, construções, não fiz questão de mexer nas estruturas físicas da igreja, mas sim, me concentrei na missão de ir ao encontro dos pobres, dos doentes e fazer aquilo que São João Calábria ensina, que é ir aonde ninguém vai”, finalizou Itacir.

Muito querido, o padre também deixará saudade junto à comunidade católica de Nova Andradina. “Ele é muito elétrico e muito atencioso ao mesmo tempo. Neste tempo em que esteve aqui, me deu muito apoio espiritual. Eu e minha família temos muito o que agradecer a ele”, disse Maria Luzia Rocha, funcionária da Casa Paroquial.

Cb image default
Funcionária da Casa Paroquial fez questão de homenagear padre Itacir com palavras de gratidão - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

“Parafraseando Madre Tereza de Calcutá, afirmo que as mãos que ajudam são mais sagradas do que os lábios que rezam e, neste contexto, padre Itacir é a expressão de um evangelho vivo. Amigo dos pobres, sensível e muito amável. Ele é uma referência e está na prateleira dos meus melhores amigos. Que Deus abençoe a sua nova missão”, disse o diácono Cícero Brais.

Cb image default
Diácono Cícero afirma que padre Itacir está na prateleira dos seus melhores amigos - Imagem: Arquivo Pessoal

Outra pessoa que fez questão de dirigir algumas palavras do padre é a ministra da Eucaristia e serva do grupo de oração da Renovação Carismática Católica (RCC), Maria do Carmo.

“Padre Itacir é muito importante em nossa vida familiar. Sempre testemunhou o evangelho de uma forma alegre, extrovertida e sempre se mostrou muito preocupado com os mais necessitados”, explica ela, ao citar um episódio especial em que, juntamente com a família, visitou o Sul do Brasil e acabou sendo convidada para um almoço junto a familiares de Gasparetto, que fez questão de mostrar as belezas daquela região aos amigos turistas.

Cb image default
Maria do Carmo e família ao lado do padre Itacir durante visita ao Sul do País - Imagem: Arquivo Pessoal

Nova missão

Como já informado, padre Itacir Gasparetto irá trabalhar a partir de agora como vigário na Paróquia São João Batista, em Bataguassu, onde também atuará o padre Everton dos Santos (transferido de Batayporã) e o irmão Lucianer Massolini (vindo de Farroupilha, no Rio Grande do Sul).

Os outros padres

Os outros padres que atuavam no Santuário de Nova Andradina também foram transferidos, sendo que, Jaime Bernardi seguiu para o estado do Pará e José Haroldo assume a Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Batayporã.

Cb image default
Padre Jaime seguiu para o estado do Pará e padre José Haroldo assume a paróquia de Batayporã - Imagens: Acácio Gomes / Nova News - - Arquivo Cepana

Novos padres em Nova Andradina

Na Paróquia de Nova Andradina, assume como reitor o padre Marcos Paulo Fernandes (vindo de Bataguassu) e como vigários os padres Renato Nascimento Batista (vindo de Eldorado) e Antônio Mondoni (transferido de Juti). A missa de posse acontece neste domingo (13), às 18h30, no Santuário Imaculado Coração de Maria.

Como já informado em matéria anterior produzida pelo Nova News, o Santuário Imaculado Coração de Maria, de Nova Andradina, que, desde a sua fundação era dos Pobres Servos da Divina Providência, passa a ser comandado diretamente pela Diocese de Naviraí. Por outro lado, a Paróquia de Bataguassu deixa de ser diocesana e passa a ser dos Pobres Servos da Divina Providência.

Transferências

Segundo a Diocese de Naviraí, todos os anos, como de costume, são realizadas transferências e alternâncias de cargos na estrutura da Igreja, sendo este um procedimento considerado normal.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.