Buscar

Parcerias potencializam produção de leite em Anaurilândia

Prefeito Edinho Takazono destacou ação desenvolvida Instituto BioSistêmico em parceria com Senar e Sebrae

Cb image default
Prefeito Edinho Takanozo - Imagem: Divulgação

Com tecnologia e orientações técnicas. Assim, uma parceria entre Senar/MS e Sebrae/MS, executava pelo Instituto BioSistêmico (IBS), vem proporcionando melhorias a centenas de propriedades de leite do estado.

Voltada ao aprimoramento genético do rebanho por meio de IATF (Inseminação Artificial por Tempo Fixo), a iniciativa já atendeu 874 pequenos produtores de 56 municípios, entre eles Anaurilândia.

“Com certeza essa parceria vai contribuir muito para melhorar a produção nessa região. Ajuda nós, que estamos no campo, e quem está na cidade, que consome um leite de qualidade”, afirma produtor rural Rosalvo Nunes, do município de Anaurilândia.

Rosalvo mostra com orgulho os bezerros que nasceram com resultado do trabalho entre Senar, Sebrae e IBS. “Esse programa atende diretamente o produtor rural. Nos orienta sobre esse gargalo que precisamos solucionar no campo, que é a reprodução e a genética dos animais”, ressalta.

“Foi sem dúvidas uma transformação na propriedade e na minha vida. Se não fosse a ATeG, e as parcerias, eu poderia tirar apenas 40 ou 50 litros de leite por dia. Mas hoje, a produção chega a 200 litros todos os dias. Só tenho a agradecer”, completa.

Cb image default
Produção de leite - Imagem: Ilustração / Arquivo / Agência Brasil 

Matriz econômica diversificada

Na mesma linha, o prefeito de Anaurilândia, Edinho Takazono, destacou a ação e frisou o apoio do Governo Municipal para o campo. “Com a limitação de recursos, essas parcerias são fundamentais”, diz.

O gestor cita ainda o recente processo de diversificação da matriz econômica do município que, além do gado – predominante até cinco anos atrás, passou a se destacar no segmento de grãos.

Para se ter uma ideia, a evolução da safra 2019 – 2020 para 2020 – 2021 já ultrapassa a marca de 25%, com 28 mil hectares de soja e 7 mil de milho. O aumento segue se comparada à safra 2018 – 2019, onde a área plantada foi de 17.500 hectares.

De acordo com Elcio Alves Moraes, secretário de Agricultura, essa mudança se deve "graças a uma terra fértil, aliada à boa localização do município e os incentivos por parte do governo municipal".

"Esse crescimento significativo da área plantada vem aumentado a renda e também a geração de emprego, também com o apoio do poder público neste contexto, em dar condições de boa trafegabilidade aos produtores e, ao mesmo tempo, os Incentivos necessários para quem deseja investir no município", conclui o gestor.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.