Publicado em 13/03/2020 às 16:44, Atualizado em 13/03/2020 às 21:03

Prevenção ao coronavírus - Anaurilândia suspende atividades do Projeto Conviver

Médica ministrou palestra para as pessoas da melhor idade; Idosos são considerados os mais vulneráveis à doença

Acácio Gomes e José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Médica Rosana Mingireanov e a primeira-dama Luzia Takazono durante reunião com os idosos - Imagem: Divulgação 

A Prefeitura de Anaurilândia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social decidiu, como forma de prevenção à possível transmissão do coronavírus, interromper, por tempo indeterminado, as atividades do Projeto Conviver.

O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (13), oportunidade em que os integrantes da melhor idade participaram de uma palestra ministrada pela médica Rosana Mingireanov.

Durante o encontro, a médica falou sobre as formas de contágio do coronavírus, bem como orientou a todos sobre as medidas de higiene que devem ser adotadas no âmbito preventivo, conforme o protocolo do Ministério da Saúde.

De acordo com Luzia Takazono, primeira-dama e secretária de Assistência Social, a medida parece exagerada, porém, há recomendação por parte do Ministério da Saúde para que iniciativas semelhantes sejam adotadas.

“Esse vírus já bateu à nossa porta. O Brasil tem dezenas de casos confirmados e os idosos são os que mais correm risco, por este motivo, vamos nos prevenir”, explica.

De fato, os casos de infecção pelo coronavírus tomam conta do planeta. A situação é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia.

Em Anaurilândia, embora não haja, até o momento, nenhum caso suspeito, o município se antecipa ao adotar essas providências.

Por lá, além da palestra, foi distribuído, para todos os integrantes do Projeto Conviver, kits contendo panfleto informativo, álcool em gel e máscara.

A doença

A doença provocada pelo coronavírus é uma infecção parecida com a gripe. Seus sintomas são febre, tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal e coriza. Medidas básicas de higiene podem evitar o contágio:

Cb image default