Buscar

Projeto para punir servidor público que recusar vacina tramita na Câmara de Nova Andradina

Recusa, sem justa causa, em submeter-se à vacinação contra a Covid-19 poderá ser caracterizada como falta disciplinar passível de sanções

Cb image default
Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Projeto de Lei Ordinária nº 25, de 17 de Agosto de 2021, da Prefeitura de Nova Andradina, que visa punir servidores públicos que se recusem a tomar a vacina contra Covid-19, começou a tramitar na Câmara de Vereadores.

A recusa, sem justa causa, em submeter-se à vacinação contra a Covid-19, será caracterizada como falta disciplinar do servidor público efetivo, comissionado, temporário, honorífico, delegado, credenciado e empregado público municipal passível das sanções dispostas na Lei Complementar Municipal 42, de 26 de junho de 2002, e Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.

De acordo com o projeto, antes da abertura do processo administrativo disciplinar será concedido o prazo de cinco dias para apresentação da justificativa, acompanhado de laudo médico. Durante o trâmite do processo administrativo disciplinar, o servidor ficará suspenso de suas atividades e sem direito à remuneração.

Ainda segundo a norma, caberá à Controladoria-Geral do Município levantar os servidores e empregados públicos que, sem justa causa, não se vacinaram, adotando as providências legais e regulamentares pertinentes.

Em dezembro de 2020, o STF entendeu que a vacina é obrigatória, e estados e municípios têm autonomia para estabelecer sanções contra quem não se imunizar.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.