Buscar

Reajuste de energia só chega ao consumidor em julho

Decisão da Aneel atende um pedido da Energisa

Cb image default
Foto: Acácio Gomes/ Arquivo/ Nova News

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu adiar para 1º de julho de 2020, o início da aplicação do reajuste tarifário, atendendo um pedido da Energisa, concessionária de distribuição de energia em 74 municípios no estado de Mato Grosso do Sul, em decorrência dos impactos da pandemia de Covid-19.

O índice homologado para a concessionária é de 6,9%, com impacto de 6,89% para consumidor de baixa tensão e 6,93% para os de alta tensão. Os valores que deixarem de ser arrecadados nesse período serão cobrados de forma parcelada a partir de 2021.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o índice de reajuste tarifário da Energisa Mato Grosso do Sul. O reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa.

Estes contratos apresentam regras bem definidas a respeito das contas de luz, bem como a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – o chamado Reajuste Tarifário Anual – e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica. O efeito médio a ser percebido pelo consumidor será de 6,90%, ou seja, uma elevação tarifária já a partir julho de 2020. (*As informações  são da Energisa)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.