Buscar

Secretário de Saúde de Nova Andradina orienta sobre critérios para realização de teste de Covid-19

Cb image default
Imagem: Arquivo / Divulgação

Após reclamações de moradores de Nova Andradina de que, supostamente, servidores da Secretaria de Saúde estariam se recusando a fazerem teste de Covid-19 na população, o Nova News procurou o secretário da pasta, Sérgio Maximiano, que orientou sobre os critérios para a realização do procedimento.

O gestor detalhou que os testes utilizados são enviados pelo Governo Federal e que há uma prestação de contas para cada unidade que é utilizada. “Precisamos justificar o uso de cada kit seguindo todos os critérios estabelecidos. Não podemos usar o material de forma aleatória”, disse Maximiano.

Sérgio frisou que a Norma Técnica nº 25 estabelece que a prioridade para utilização dos testes é para crianças, idosos, pessoas com comorbidades, servidores das forças de segurança pública e funcionários do setor de saúde, sendo que, todos necessitam de pedido médico para a realização do procedimento. “Sem pedido do médico, não é possível a realização da testagem”, frisou.

Ainda conforme o secretário, as remessas com os testes chegam periodicamente ao município. 

“Uma vez atendido o público prioritário e havendo sobra de kits, a gente estende a testagem a outras pessoas, porém, nem sempre isso é possível, motivo pelo qual pedimos a compreensão da população. Não podemos ‘desviar’ testes para atender pessoas que não se enquadram nos critérios estabelecidos”, finalizou o secretário.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.