Buscar

Seguindo orientação estadual, Prefeitura de Anaurilândia realiza mutirão para eliminar foco do mosquito da dengue

A medida visa combater o aumento do número de casos e evitar que pessoas sejam hospitalizadas

Cb image default
Coordenadores se reuniram no ESF da Vila Quebracho para traçar as primeiras metas  - Foto: Divulgação

Em meio à crise do coronovírus que se alastra de forma descontrolada pelo país, outra questão de Saúde pública que está sendo combatida pela Prefeitura de Anaurilândia é a dengue. Uma força tarefa está sendo organizada pelos agentes de endemias, com a finalidade de eliminar criadouros do Aedes Aegypti e o Aedes Albopictus, mosquitos transmissores da dengue e febre Chikungunya.

Coordenadas pelo secretário de Saúde, Guilherme Zandonadi, os trabalhos começaram, na última semana, pelo Distrito de Vila Quebracho. O gestor explica que não serão recolhidos lixos dos locais e que estão seguindo uma normativa da Secretária Estadual de Saúde, que recomenda uma ação mais direta, ou seja, eliminar primeiro os focos da doença, principalmente nos locais onde já existe água parada, ou com potencial de após as chuvas, vir a gerar acúmulo. As questões de recolhimento, o chefe da pasta explica que serão realizadas em outra ocasião.

Ao todo, Zandonadi explica que cerca de 20 profissionais, entre coordenadores e agentes, estão imbuídos na campanha. A previsão, segundo ele, é que nos próximos dias toda a cidade seja visitada pelos agentes.

Recentemente, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforçou o alerta à população para os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, principalmente durante o verão, quando os períodos das chuvas são mais frequentes em Mato Grosso do Sul. A melhor forma de prevenção é eliminando água armazenada em diversos tipos de recipientes e plantas que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, explicou a nota.

Sintomas

Os principais sintomas da Dengue são: febre alta, superior a 38,5ºC; dores musculares intensas; dor ao movimentar os olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo. Em caso de suspeita é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico.

A assistência em saúde é feita para aliviar os sintomas. Entre as formas de tratamento são recomendados fazer repouso, ingerir bastante líquido (água) e não tomar medicamentos por conta própria.

A hidratação pode ser por via oral (ingestão de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo). O tratamento é feito de forma sintomática, sempre de acordo com avaliação do profissional de saúde, conforme cada caso.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.