Buscar

Tatiane Resende: Nutricionista de Nova Andradina explica relação entre nutrição e fertilidade

Especialista revela que alimentação e estilo de vida interferem nos sistemas reprodutivos do homem e da mulher

Cb image default
Tatiane Resende explica que tanto o óvulo quanto o espermatozoide são resultados finais da alimentação e do estilo de vida da pessoa - Imagem: Acácio Gomes

A nutricionista Tatiane Resende, de Nova Andradina, que atua há 19 anos no segmento, sendo formada pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e que conta com especializações e pós-graduação na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica a relação em a nutrição e a fertilidade tanto feminina quanto masculina, que é uma de suas principais áreas de atuação -- Precisando de assessoria de imprensa? Acesse www.acaciojornalista.com.br ou siga @acaciojornalista no Instagram e saiba mais.

Segundo Tatiane Resende, o estilo de vida e o estado nutricional podem ter impactos tanto positivos quanto negativos diretamente na fertilidade do homem e da mulher. “Alimentação inadequada e hábitos pouco saudáveis causam oxidação das células e afetam no envelhecimento ovariano precoce e na alteração da qualidade do espermatozoide”, alerta a especialista.

A nutricionista afirma que no caso da mulher, a saúde do óvulo disponível hoje no corpo dela e que será dispensado no próximo ciclo menstrual reflete a qualidade da alimentação de três meses antes ao passo que no homem o espermatozoide leva cerca de 72 dias para amadurecer. “Tanto o óvulo quanto o espermatozoide são resultados finais da nossa alimentação e do nosso estilo de vida e se tivermos maus hábitos, teremos células reprodutivas comprometidas”, pontua.

Segundo ela, por esse motivo, o casal que deseja engravidar deve buscar tratamento nutricional, no mínimo, três meses antes para estruturar o organismo, fortalecer o sistema imunológico, ajustar o sono, melhorar a microbiota do intestino, elevar o perfil de nutrientes para então garantir uma melhor qualidade do óvulo e do espermatozoide, melhorando a expectativa de um bebê saudável.

Cb image default
Especialista defende que o estilo de vida e o estado nutricional podem ter impactos tanto positivos quanto negativos na fertilidade do homem e da mulher - Imagem: Acácio Gomes

“Reafirmo categoricamente que tanto o óvulo quanto o espermatozoide são resultados finais da nossa alimentação e do nosso estilo de vida e se tivermos maus hábitos como sono ruim, intestino lento, consumo de bebida alcóolica e cigarro, excesso de açúcar , tudo isso afetará diretamente as células reprodutivas e diminuirá a proteção natural antioxidante dos órgãos reprodutivos gerando um envelhecimento ovariano precoce (baixa quantidade de folículos ovarianos), causando endometriose, miomas, síndrome do ovário policístico, desregulação hormonal, endometrite, menopausa precoce, trompas obstruídas, infertilidade sem causa aparente, irregularidade menstrual, baixa qualidade de espermatozoides e também baixa qualidade dos folículos, o que os deixam incapazes de fecundar”, afirma Tatiane.

Além disso, a inflamação no organismo, causada por esses maus hábitos, diminui o espessamento do endométrio, que é a camada mais interna do útero, impedindo implantação e sustentação para o embrião, aumentando assim risco de abortos, porém, segundo ela, todos esses problemas que afetam as funções reprodutivas podem ser tratados ou amenizados através da alimentação.

“Hoje, com a escassez do tempo disponível, aumentou a procura de uma alimentação industrializada e pobre em nutrientes. Outro fator que deve ser levado em conta é o uso crônico de eletrônicos, como celular no bolso e laptop no colo, que, no homem, aquecem os testículos e alteram a qualidade do esperma e, na mulher, alteram a qualidade do sono e desregulam os hormônios necessários para fecundação, entre outros malefícios na saúde reprodutiva, acarretando em 30% dos casais teoricamente em idade fértil no Brasil sofrendo com problemas relacionados à infertilidade”, diz a nutricionista.

Ainda segundo ela, o acompanhamento de um nutricionista habilitado é de fundamental importância . “Às vezes a pessoa tem alergia a algum alimento e nem sabe. Pessoas alérgicas demoram mais tempo para engravidar e nem imaginam que essa inflamação interna, causada por excesso de toxinas no organismo, atrapalhará o sistema reprodutivo, acarretando no envelhecimento precoce do ovário. Além disso sabemos que em muitos casos, nos produtos alimentícios, temos a presença de corantes e conservantes. 

Dentro de casa temos panelas de alumínio, potes plásticos que quando aquecidos entram em contato com o alimento liberando partículas que, ingeridas, atravessam a placenta. Temos também em certos tipos de maquiagens e produtos de beleza toxinas que chamamos de disruptores endócrinos, como bisfenol, chumbo, mercúrio, benzeno, parabeno, octocrileno, isso sem falar no cigarro que diminui a concentração de antioxidantes naturais do corpo como a vitamina C, bebidas alcóolicas diminuem a imunidade causando danos no DNA da célula, afastando a fertilidade”, elenca ela.

Cb image default
Nutricionista Tatiane Resende, de Nova Andradina, que atua há 19 anos no segmento - Imagem: Acácio Gomes

Tatiane afirma que além da alimentação e de atividade física, outros pontos fortes também devem ser considerados, entre eles, a qualidade do sono e a saúde intestinal. “É durante o sono que o corpo faz a produção e regulação dos hormônios, portanto quem dorme mal também terá uma qualidade reprodutiva ruim. Algumas profissionais de saúde que fazem plantões noturnos e que não conseguem engravidar nem imaginam que grande parte disso pode estar na falta desse sono noturno, o que pode ser adaptado”, garante.

“Já quanto ao intestino, é ele que absorve os nutrientes e vitaminas dos alimentos os direciona para ovário, útero, espermatozoide, óvulo... enfim, um intestino em mau funcionamento não cumprirá esse papel, afetando na nutrição dessas células e órgãos. Lembrando que deficiências nutricionais podem ser causadoras da sua infertilidade e dos seus abortos, precisamos agir em várias frentes fazendo um tratamento completo, pois está tudo interligado e, com o devido acompanhamento, conseguimos possibilitar ao organismo que ele possa reagir e conseguir reverter esse quadro inflamatório, trazendo a fertilidade de volta.” diz ela.

Tatiane explica que em sua área de atuação promove a chamada programação metabólica fetal, com acompanhamento nas fases pré-gestacional (preparação para engravidar naturalmente, preparação para fertilização in vitro, preparação para congelamento de óvulos); fase gestacional (durante a gravidez) e também pós-gestação (após o nascimento), ou seja, já na etapa de amamentação da criança, para, entre outros aspectos, evitar também as temidas cólicas no bebê que, na verdade, são reflexo muitas vezes da alimentação da mãe e que, em suas palavras, podem ser perfeitamente evitadas.

Cb image default
"Amo minha profissão e é um prazer me colocar à disposição para ajudar as pessoas a viverem mais e melhor alcançando seus objetivos que a nutrição humana proporciona", afirma ela - Imagem: Acácio Gomes

A nutricionista lembra também que é muito comum em situações de dificuldade de engravidar, o casal investigar somente a saúde da mulher, não imaginando que, em muitos casos de infertilidade e abortos espontâneos, o problema pode ter ligação com a má qualidade do espermatozoide, que pode estar defeituoso (sem cauda, sem cabeça, que é o local onde se encontra do DNA), sendo que, nesse, também é possível reverter o quadro com acompanhamento nutricional.

“Durante o tratamento, é importante investigar alimentos que possam estar atrapalhando os resultados, pois insistir no consumo de um alimento inadequado pode desorganizar o intestino, o metabolismo e o sistema imune, assim garantimos que a estratégia seja totalmente personalizada, respeitando as pessoas como seres únicos e individuais. Com os devidos acompanhamentos, alimentação específica e as suplementações necessárias, conseguimos ‘neutralizar’ e amenizar os impactos negativos causados pelos hábitos não saudáveis adotados anteriormente. É muito importante destacar que a forma como a pessoa vive hoje afetará as próximas gerações. A nossa saúde é reprogramada por três gerações anteriores (transgeracional), incluindo a saúde da sua mãe, da sua avó e da bisavó; ou seja, você, futuro pai ou futura mãe, levando em conta que cada um contribui com 50% de material genético, têm o poder de ser mais saudável e responsável em garantir mais saúde para seus filhos, netos e bisnetos”, pontua a nutricionista.

Outras áreas

Além da atuação em fertilidade, Tatiane Resende também atua em outras áreas dentro de sua profissão, tendo seu foco no público adulto em casos de doenças crônicas, alergias alimentares, reeducação alimentar, nutrição na saúde da mulher no que se refere a endometriose, síndrome do ovário policístico, tensão pré-menstrual (TPM) e menopausa.

“O nosso corpo responde pela forma como nos alimentamos. Ele é resultado do que comemos, digerimos e absorvemos. Uma alimentação mais próxima do natural possível é fundamental para que o organismo funcione de maneira correta nos trazendo mais saúde, vitalidade e disposição. Amo minha profissão e é um prazer me colocar à disposição para ajudar as pessoas a viverem mais e melhor alcançando seus objetivos que a nutrição humana proporciona”, finaliza ela.

Cb image default
Consultório fica na Rua Verni Castro, 1.412, centro de Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes

Saiba mais

A nutricionista Tatiane Resende atende exclusivamente mediante agendamento, de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 17h, em seu consultório, que fica na Rua Verni Castro, 1.412, centro de Nova Andradina.

Os atendimentos, que podem ser agendados pelo celular / WhatsApp (67) 9 9979-4866, ocorrem tanto de forma presencial quando on-line.

Para saber mais siga a nutricionista Tatiane Resende nas redes sociais: Instagram @tatianeresendenutri e Facebook @tatianeresende

PUBLICIDADE

Cb image default
Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.