Publicado em 16/03/2020 às 12:00, Atualizado em 16/03/2020 às 16:07

Vídeo: Secretário de Saúde comenta caso suspeito de coronavírus em Nova Andradina

Arion Aislan pede que as pessoas evitem procurar as unidades de saúde sem necessidade

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Secretário de Saúde de Nova Andradina orienta população - Imagem: Reprodução

No final da manhã desta segunda-feira (16), o secretário de Saúde de Nova Andradina, Arion Ailan, se pronunciou, por meio de um vídeo publicado nos canais oficiais da Prefeitura Municipal, sobre o caso suspeito de coronavírus na cidade, divulgado horas antes - Confira o vídeo mais abaixo.

Em sua fala, Arion garantiu que todas as providências estão sendo tomadas com relação ao caso e que aguarda os resultados dos exames que confirmarão ou descartarão a suspeita de Covid-19.

O secretário orientou a população para que, em caso de suspeita de infecção por coronavírus, o paciente evite se dirigir a hospitais e ESF’s, mas que permaneça em casa e acione o setor de Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3441-4080, que irá fazer a coleta domiciliar de amostras para exames.

Arion explica que nos hospitais e nas unidades de saúde é onde está o maior número de pessoas com facilidade em transmitir e captar o coronavírus.

Nas palavras dele, a população não deve entrar em pânico, mas ser inteligente para evitar frequentar locais onde há muita gente.

PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3ZpZGVvLnBocD9ocmVmPWh0dHBzJTNBJTJGJTJGd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbSUyRnByZWZlaXR1cmFkZW5vdmFhbmRyYWRpbmElMkZ2aWRlb3MlMkYyNDg2NTQ4ODU0OTQzNTcwJTJGJmFtcDtzaG93X3RleHQ9MCZhbXA7d2lkdGg9NTYwIiB3aWR0aD0iNTYwIiBoZWlnaHQ9IjMxNSIgc3R5bGU9ImJvcmRlcjpub25lO292ZXJmbG93OmhpZGRlbiIgc2Nyb2xsaW5nPSJubyIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIGFsbG93dHJhbnNwYXJlbmN5PSJ0cnVlIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49InRydWUiPjwvaWZyYW1lPg==

Caso suspeito

Um homem de 37 anos, residente em Nova Andradina, está com suspeita de ter contraído o novo coronavírus (Covid-19). Este caso é primeiro considerado suspeito da doença na cidade.

Conforme apurado pelo Nova News junto ao setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, o paciente retornou de uma recente viagem aos Estados Unidos.

Segundo a secretaria, o homem voltou dos Estados Unidos no último dia 10 de março e, após isso, teve sintomas semelhantes aos da doença, sendo que, os estes duraram alguns dias e depois desapareceram.

Ele está isolado em casa e não chegou a procurar nenhuma unidade de saúde, porém, recebe atendimento domiciliar.

Materiais deverão ser coletados pela equipe da Secretaria de Saúde nas próximas horas e encaminhados para exames.

Segundo a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Tatiana Rovani Pacito, os materiais a serem coletados serão encaminhados para o Laboratório Central (Lacen), em Campo Grande.

“Na Capital será feito o teste para influenza. Caso dê negativo para gripe, as amostras serão encaminhadas para um laboratório de referência em São Paulo”, explica ela, ao dizer que o resultado do exame deve ficar pronto nos próximos dias.

Até a manhã desta segunda-feira (16), este era o único caso suspeito de Covid-19 em Nova Andradina.

A doença

A doença provocada pelo coronavírus é uma infecção parecida com a gripe. Seus sintomas são febre, tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal e coriza. Medidas básicas de higiene podem evitar o contágio:

Cb image default
Imagem: Reprodução / Ministério da Saúde