Buscar

Construção civil é beneficiada com redução do valor do cimento em MS

Cb image default
Imagem: Arquivo / Elza Fiúza / Agência Brasil

Nos últimos dias, o governo do estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Portaria/SAT 2864, de 05 de julho de 2021 da Secretaria de Estado de Fazenda, incluiu o cimento na lista de produtos com preços médios ponderados a consumidor final (PMPF), ou seja já esta em vigor a redução do preço do cimento.

No dia 30 de junho, o deputado estadual Renato Câmara fez a solicitação ao governo do estado e ao secretário de Estado de Fazenda para que fosse realizada a redução do valor da pauta tributária do cimento, por meio da Indicação nº 04565/2021.

A pauta fiscal é a base de cálculo que serve para o governo aplicar a alíquota de ICMS nas vendas de produtos, ou seja, o ICMS que incide sobre a comercialização do produto não é calculado com base no preço final, mas sim, em um valor médio que é estipulado pelos órgãos técnicos da Secretaria de Fazenda do Estado.

Em razão das atuais medidas de restrição tomadas em decorrência da pandemia da COVID-19, o país tem passado por uma grave crise econômica, o que já deteriorou vários postos de trabalho e aliado a este fato, a inflação está diminuindo o poder de compra dos brasileiros. Assim, temendo que o valor da pauta do cimento pudesse afetar o setor da Construção Civil, bem como a economia, o parlamentar solicitou que fosse analisada a hipótese de redução dos valores previstos na Portaria/SAT nº 2.829 de 05 de abril de 2021.

Confira abaixo a Portaria alterada com a diminuição do valor do cimento:

“O Superintendente de Administração Tributária, no uso de suas atribuições e da competência que lhe confere o inciso I_A do art. 3º do ANEXO III - Da Substituição Tributária, ao Regulamento do ICMS, na redação dada pelo Decreto nº 15.020, de 12 de junho de 2018,

Considerando pedidos de contribuintes para inclusão e alteração de seus produtos na tabela denominada PMPF, com informação dos respectivos valores;

Considerando o resultado das pesquisas realizadas em conformidade com as disposições do art. 9º-C, 9º-D e 9º-E do Anexo III - da Substituição Tributária, ao Regulamento do ICMS,

Resolve:

Art. 1º A lista dos preços médios ponderados a consumidor final (PMPF), dos produtos relacionados abaixo, passa a vigorar com as inclusões e alterações das descrições e valores, constantes do Anexo Único desta Portaria:

I - Cimento.

Parágrafo único. Os produtos incluídos na lista de preços médios ponderados a consumidor final (PMPF) a que se refere o caput deste artigo, sujeitam-se, a partir da data de sua inclusão, às disposições do art. 9º-E do Anexo III ao Regulamento do ICMS.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data da sua publicação, produzindo efeitos a partir de 07 de julho de 2021

Campo Grande, 05 de julho de 2021

WALDOMIRO MORELLI JUNIOR

Superintendente da Administração Tributária

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.