Buscar

Tarifaço sobre as carnes não deve impactar setor frigorífico de Nova Andradina e Batayporã

Cb image default
Imagem: Arquivo / Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC)

Conforme vem sendo amplamente divulgado pela mídia nacional, entra em vigor neste mês de agosto o famoso “tarifaço”, ou seja, as tarifas de 50% impostas sobre parte das exportações brasileiras para os Estados Unidos. Entre os produtos que constam na medida assinada pelo presidente norte-americano Donald Trump, estão as carnes bovinas, fato que tem gerado preocupação no setor a nível nacional.

No entanto, conforme levantamento realizado nos últimos dias pelo Nova News, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Nova Andradina e Região (STIANA), a medida não deve gerar impacto significativo nas indústrias frigoríficas do Vale do Ivinhema.

Das três unidades presentes em Nova Andradina, por exemplo, apenas duas, sendo elas JBS e Naturafrig, destinam parte das suas produções para os Estados Unidos, porém, a parcela exportada é pequena em relação à produção total que a interrupção do envio do produto não representa nenhum prejuízo.

Segundo o setor, certamente a parte que seria enviada para os Estados Unidos será direcionada para outros mercados, descartando, por exemplo, riscos de redução do ritmo de produção, férias coletivas ou demissões. “Muito pelo contrário. Estamos com vagas de emprego em aberto, buscando mão-de-obra e oferecendo oportunidades para quem busca uma colocação no mercado de trabalho”, disse o representante de uma unidade instalada em Nova Andradina.

No caso de Batayporã, o Frigorífico Zanchetta exporta para outros mercados externos, mas não para os Estados Unidos, portanto, a tarifação não gerará impactos negativos e a unidade também segue com a oferta de várias oportunidades de trabalho em diversos setores.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.