Buscar

“Pedal pela Vida” reuniu mais de 80 ciclistas em ação de prevenção ao suicídio em Anaurilândia

Na oportunidade, o prefeito do município anunciou a quarta edição do Chão Batido para o próximo ano

Cb image default
Imagem: José Almir Portela/Nova News

Pouco mais de 80 ciclistas participaram do “1° Pedal pela Vida” que aconteceu no último sábado (25) na cidade de Anaurilândia e teve como objetivo alertar a sociedade, visando o combate ao suicídio.

A ação foi promovida pelo "Bike Clube Chão Batido", grupo de ciclismo da cidade e contou com o apoio da Prefeitura Municipal e das secretarias de Esporte, Turismo, Educação, Agricultura e Saúde.

Ciclistas do município e de cidades vizinhas compareceram ao evento para contribuir com a ação. Cerca de 100 quilos de alimentos foram arrecadados durante o evento e foram doados ao Hospital Sagrada Coração de Jesus, entidade beneficente que presta serviço junto à comunidade local.

Nem mesmo o sol, aliado ao calor e a poeira, intimidaram a galera que rodou mais de 30 quilômetros, cruzando por cenários incríveis, como as margens do lago da Usina Sérgio Motta, além de fazendas e pequenas propriedades rurais.

Para o prefeito Edinho Takazono, a ação mostrou o quanto as pessoas estão imbuídas na causa e como é preciso continuar desenvolvendo ações visando alertar a sociedade. “Todos os dias estamos vendo novos casos de suicídio. Essas pessoas precisam de ajuda e nós como seres humanos, temos que estender a mão para ajudá-las”, explicou.

Takazono finalizou sua fala agradecendo a todos e já anunciando para o próximo ano, a quarta edição do Chão Batido, evento de ciclismo que reúne dezenas de participantes de todas as partes do Brasil. O gestor explicou que nos últimos dois anos a prova não foi realizada devido ao período de pandemia.

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

O problema

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 32 brasileiros se suicidam diariamente, em média, atualmente. No mundo, aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Os números reais, no entanto, devem ser muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida.

Além disso, especialistas estimam que o total de tentativas supera o de suicídios em pelo menos dez vezes.

Ainda segundo a OMS, nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas, desde que houvesse ajuda e atenção. De acordo com especialistas, educar é o primeiro caminho para perder o medo de se falar sobre o assunto.

Segundo as entidades promotoras do Setembro Amarelo, é preciso quebrar tabus e compartilhar informações, pois esclarecer, conscientizar e estimular o diálogo contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e mudar essa realidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.