O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu na quinta-feira, 19, o prazo de inscrições no Edital nº 014/2026, que define as regras do Programa de Assistência Estudantil para o ano letivo de 2026.
A seleção é voltada a estudantes matriculados em cursos técnicos integrados, na Educação de Jovens e Adultos (Proeja), cursos técnicos subsequentes e de graduação presenciais.
Os interessados podem concorrer aos seguintes auxílios:
Permanência
Transporte
Moradia Estudantil
Alimentação
Indígena e Quilombola.
Os valores dos auxílios variam entre R$ 100 e R$ 300 mensais, dependendo da modalidade e do campus.
O programa visa apoiar a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na instituição, auxiliando no custeio de despesas fundamentais para a rotina acadêmica.
Requisitos - Para concorrer, o estudante deve ter renda familiar per capita de até um salário mínimo.
Além disso, é necessário estar matriculado no IFMS e frequentando regularmente ao menos três unidades curriculares presenciais, não possuir mais de duas reprovações por falta no semestre anterior e não estar cursando apenas atividades como estágio ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O cálculo da renda deve considerar a soma dos rendimentos brutos de todos os moradores da residência dividida pelo número total de integrantes do grupo familiar.
Estudantes que ingressaram no IFMS por meio de cotas (reserva de vagas) e que já comprovaram renda no ato da matrícula não precisam reenviar essa documentação específica.
📍 Confira o edital com todas as regras publicado na Central de Seleção.
Inscrições - Devem ser feitas na Página do Candidato na Central de Seleção até 13 de março.
No ato da inscrição, o estudante deve atualizar o Questionário Socioeconômico, anexar os documentos em formato PDF ou imagem e agendar o atendimento presencial, etapa obrigatória que serve para a conferência da documentação por um assistente social ou pela Comissão de Assistência Estudantil de cada campus.
A lista completa dos documentos que devem ser anexados na inscrição pode ser consultada no Anexo 1 do edital de abertura do processo seletivo.
Cronograma - A lista de candidatos com as datas e horários dos atendimentos presenciais será divulgada no dia 16 de março. As entrevistas e verificações de documentos irão ocorrer entre os dias 17 de março e 7 de abril.
A divulgação do resultado preliminar está prevista para 22 de abril, com prazo para recursos nos dias 23 e 24. O resultado final, com a relação dos beneficiários e da lista de espera, será publicado no dia 28 de abril.
Os auxílios aprovados serão pagos em nove parcelas, referentes ao período de abril a dezembro de 2026.






Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.