A ausência de empresas e empresários na internet pode representar um obstáculo para o crescimento e a competitividade dos negócios. Apesar da expansão do comércio eletrônico, da inserção de marcas nas redes sociais e da digitalização dos negócios, ainda há quem resista à adaptação, o que pode acarretar perdas financeiras e falta de oportunidades profissionais.
Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre - FGV), 16% do volume total de vendas do comércio brasileiro no primeiro trimestre de 2024 veio de canais digitais, como sites, aplicativos e e-mails.
Outro estudo, conduzido pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) aponta que as vendas no varejo on-line devem continuar crescendo, com projeções de faturamento de R$ 224 bilhões a R$ 240 bilhões até o fim de 2025. A associação prevê um crescimento de 10% a 16% em relação a 2024, com um ticket médio de R$ 515 a R$ 539 e mais de 94 milhões de compradores virtuais.
Os dados evidenciam a importância da presença on-line para a captação de clientes e a ampliação da receita. Especialistas apontam que criar um site e estar posicionado na internet pode trazer inúmeros benefícios para empresas e empresários, sendo um aspecto fundamental para o sucesso e a sustentabilidade do negócio.
Relevância da internet
O relatório Digital Brazil 2024, do Data Reportal, revela que 66,3% da população brasileira está conectada à internet, percentual que acompanha a média global. O levantamento detalha, ainda, que o brasileiro passa, em média, mais de nove horas por dia na internet, sendo a maior parte desse tempo dedicado às redes sociais.
O comportamento reforça a necessidade de as marcas estarem presentes no ambiente digital para conseguirem alcançar novos consumidores. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) destaca que a presença digital é fundamental para a manutenção dos negócios e o crescimento comercial.
A entidade explica que, nos dias atuais, as pessoas não procuram por serviços ou profissionais em catálogos telefônicos, como acontecia antigamente, mas sim em ferramentas de busca, como o Google ou as redes sociais.
Plataformas são as novas vitrines
As plataformas digitais funcionam como uma espécie de vitrine para empresas e empresários. Por isso, a falta de posicionamento nesses espaços pode levar ao esquecimento por parte do consumidor, reforçando o dito popular que diz: “quem não é visto, não é lembrado”.
Em entrevista à imprensa, o pesquisador do Centro de Estudos de Marketing Digital da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas ( Easesp - FGV), Felipe Bogéa, afirma que a presença nas redes sociais e em outras plataformas digitais aproxima a marca do público, reforça o posicionamento estratégico e ainda pode ajudar a fixar valores organizacionais.
Aqueles que apresentam dificuldades para se posicionar no ambiente digital podem usufruir de ferramentas disponíveis na própria internet para facilitar o processo. Utilizar um criador de logotipo, por exemplo, é uma alternativa para criar uma marca forte e, a partir daí, construir a presença digital da empresa.
O Sebrae destaca que quem se mantém conectado pode aproveitar diversos benefícios. A primeira vantagem citada é a ampliação da visibilidade do negócio, permitindo que a empresa alcance um público maior, podendo superar barreiras geográficas.
A comunicação também é facilitada. No ambiente digital, as marcas conseguem integrar canais, proporcionando um diálogo mais prático e direto com o seu público, como explica o Sebrae.
Outro ponto destacado pela entidade é o ganho de competitividade. Em um cenário em que os concorrentes estão na internet, eles saem à frente e podem conquistar mais clientes e oportunidades em comparação com quem se mantém ausente no ambiente digital.
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