Publicado em 04/04/2020 às 10:58, Atualizado em 04/04/2020 às 15:44

Boletim epidemiológico traz novos casos confirmados de Covid-19 em Nova Andradina e Batayporã

Número de casos confirmados no Estado chegou a 62. Há outras 41 pessoas em investigação e 01 óbito até o momento

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Confirmações se deram por meio de exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) - Imagem: Arquivo / Divulgação

O boletim epidemiológico divulgado neste sábado (04) pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS) traz novos casos confirmados de Covid-19 em Nova Andradina e Batayporã. Até esta sexta (03), o cenário era estável na região.

Na cidade de Nova Andradina, a paciente mais recente é uma mulher de 59 anos, que se encontra internada e foi transferida para Dourados. Ela teve contato com caso confirmado e foi notificada no dia 01 de abril.

Em Batayporã, a nova paciente é uma mulher de 66 anos, que também teve contato com caso confirmado e se encontra em isolamento domiciliar. A exemplo da paciente de Nova Andradina, ela foi notificada no dia 01 de abril.

As confirmações se deram por meio de exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Campo Grande.

Até o momento, Nova Andradina tem três casos confirmados de pessoas que contraíram o novo coronavírus. Batayporã acumula cinco casos confirmados, sendo que, uma das pacientes não resistiu e entrou em óbito no dia 31 de março.

Mato Grosso do Sul 

Até este sábado (04), o número de casos confirmados no Estado chegou a 62. Há outras 41 pessoas em investigação e 01 óbito.

Desde o início da pandemia, Mato Grosso do Sul teve 667 notificações. Destes, 552 foram descartados e 12 excluídos.

Preocupação do ministro da Saúde com MS*

Mato Grosso do Sul é um dos estados que preocupa quanto ao atendimento de vítimas do novo coronavírus, segundo afirmou nesta tarde o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na coletiva diária que faz para falar da pandemia. 

Mandetta afirmou que o temor se deve ao fato de o estado ter alto indice de ocupação de leitos de UTI, necessários para os doentes cujo quadro se agrava em razão do vírus.

De acordo com ele, havia previsão de destinação de mais leitos do tipo para o Estado, mas isso não acontecerá devido a problemas ocorridos na aquisição dos equipamentos e, consequentemente, distribuição no Brasil.

Levantamento nacional aponta a estrutura sul-mato-grossense como a de maior taxa de ocupação nos leitos de terapia intensiva.

Mandetta não falou em números, mas a informação já divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado é de que eram aguardados 10 leitos, para ativação no Hospital Regional de Campo Grande, unidade de referência da doença. (*As informações do Campo Grande News no que se refere à preocupação do ministro da Saúde com Mato Grosso do Sul).