Buscar

Dezembro Laranja: Dermatologista que atende em MS, SP e PR orienta sobre a prevenção ao câncer de pele

Dra. Camila Lima é titulada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

Há oito anos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza a campanha “#DezembroLaranja”, com intuito de conscientizar a população sobre o câncer de pele e, neste contexto, a dermatologista Dra. Camila Teodoro Nicácio de Lima (CRM/SP: 148.198 RQE/SP: 73949 e CRM/PR: 28.082 RQE/PR: 26192), que atende nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, orienta sobre como o câncer de pele e dá dicas de prevenção -- Precisando de assessoria de imprensa? Acesse www.acaciojornalista.com.br ou siga @acaciojornalista no Instagram e saiba mais.

A médica explica que este ano, o tema do #DezembroLaranja é “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”, com objetivo de levar as pessoas a tomarem os devidos cuidados referentes à exposição ao sol.

Dra. Camila Lima afirma que o câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano, sendo que, quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

Cb image default
Dra. Camila Teodoro Nicácio de Lima, dermatologista, titulada pela SBD, CRM-SP 148.198/ CRM-PR 28.082, RQE-SP 73.949/ RQE-PR 26.192 - Foto: Anne Biscola

A doença

“O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferen­tes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal”, pontua a especialista.

Camila detalha que o carcinoma basocelular é o câncer de pele mais frequente na população, correspondendo a cerca de 70% dos ca­sos. “Ele se manifesta por lesões elevadas peroladas, brilhantes ou escurecidas que crescem lentamente e sangram com facilidade”, explica.

Cb image default
Imagem: Divulgação / SBD

Por sua vez, o carcinoma espinocelular surge como o segundo tipo de câncer de pele de maior incidência no ser humano e equivale a cerca de 20% dos casos da doença. “É caracterizado por lesões verrucosas ou feridas que não cicatrizam depois de seis semanas. Podem causar dor e produzirem sangramentos”, detalha a dermatologista.

Já o melanoma, apesar de corresponder a aproximadamente 10% dos casos, é o mais grave deles, pois quadros avançados podem provocar metástases, ou seja, o espalhamento do tumor para outros órgãos do corpo humano, e levar à morte. “Este tipo é geralmente constituído de pintas ou manchas escuras que crescem e mudam de cor e formato gradati­vamente. As lesões também podem vir acompanhadas de sangramento”, pontua Dra. Camila Lima.

Ela explica ainda que, no caso do melanoma existe a chamada ‘Regra do ABCDE’. “O ‘A’ representa assimetria, ‘B’ representa bordas irregulares, ‘C’ representa cores variadas, ‘D’ representa diâmetro maior que 5 milímetros e o ‘E’ representa evolução, ou seja, mudanças no tamanho, forma e cor”, detalha a médica.

Cb image default
Imagem: Divulgação

Radiação ultravioleta

Segundo ela, a principal causa da doença é a radiação ultravioleta (UV), que tem efeito cumulativo, sendo que, os raios solares penetram profundamente na pele, podendo provocar diversas alterações.

“Entre elas podemos destacar o surgimento de sardas e manchas, o envelhecimento precoce e outras doenças. Essa exposição também pode causar tumores benignos, os não cancerosos, ou malignos, como o carcinoma basocelular, espinocelular e o melanoma”.

Cb image default
Foto: Anne Biscola

Dicas de proteção

Dra. Camila Lima pontua que a maioria dos cânceres de pele está relacionada à exposição ao sol, motivo pelo qual é importante tomar certos cuidados preventivos:

“Ao sair, procure ficar à sombra, principalmente entre 10h e 16h; use sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou mais; cubra as áreas expostas com roupas apropriadas, como camisa de manga comprida, calças e chapéu de abas largas e reforce as estratégias de proteção com uso de óculos escuros”, orienta a dermatologista.

Segundo ela, os cuidados preventivos valem para pessoas de todas as idades, sendo que, com relação ao protetor solar, há várias opções disponíveis no comércio, dependendo da faixa etária e do tipo de pele de cada pessoa. “É importante lembrar que o protetor solar deve ser reaplicado a cada duas ou três horas para que a proteção seja garantida. Não adianta passar o produto apenas uma vez e achar que está protegido o dia todo”, alerta a médica.

As crianças

Dra. Camila alerta, no entanto que, crianças menores de seis meses não devem fazer uso de protetor solar, sendo que, neste caso, a prevenção com relação aos raios solares deve ser feita de outras formas, porém, a partir desta idade, já se encontra opções de produtos adequados para este público.

Bronzeamento

A dermatologista alerta que os cuidados para quem deseja ficar com a pele bronzeada são os mesmos. “Não é proibido tomar sol, desde que se use as devidas proteções e que se evite a exposição no horário das 10h às 16h que, como já expliquei, é quando ocorre a maior incidência dos raios UV. Temos que ser inteligentes e utilizar o sol a nosso favor, sempre presando pela nossa saúde e segurança”, lembra ela.

Exame dermatológico

Dra. Camila Lima aproveita a oportunidade para pontuar que nada substitui o exame dermatológico realizado pelo médico dermatologista, que é o profissional mais indicado para diagnóstico e tratamento da doença.

A médica

Dra. Camila Lima é formada em medicina, pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), de Presidente Prudente (SP), em 2010, e em Dermatologia Clínica e Estética pelo Instituto Superior de Medicina (ISMD), de São Paulo (SP), em 2014. Ela é titulada pela SBD.

Atendimento em MS

Em Mato Grosso do Sul, a dermatologista Camila Lima atende no Hospital Cassems de Nova Andradina, telefones (67) 3499-0700 / (67) 9 9168-5672. O atendimento é particular e também por meio dos convênios parceiros do hospital, inclusive por meio do Cartão Amena -- Para saber mais sobre o Cartão Amena clique aqui.

Atendimento em SP

No estado de São Paulo, a especialista atende em sua própria clínica, a EUCLIN Saúde e Beleza, em Euclides da Cunha Paulista, telefone / WhatsApp (18) 99790-8687 e na Clínica Vita, no Distrito de Primavera, em Rosana (SP), telefones (18) 3284-5330 / (18) 9 8177-0203.

Atendimento no PR

Já no Paraná, Camila realiza atendimentos no Centro Médico em Nova Londrina, telefones (44) 9 8868-5850 / (44) 9 9926-2018, na Clínica Melo em Colorado, telefones (44) 3323-0098 / (44) 9 9818-0404 e em Loanda, no Centro Médico Santa Catarina, telefones (44) 9 9152-8291 / (44) 3425-2191, sendo que, nesta cidade, ela também atua na rede pública pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mídias sociais

Para saber mais sobre o trabalho da Dra. Camila Lima siga os perfis @euclinsaudebeleza e @dra.camilalima_dermato ambos no Instagram e @euclinsaudebeleza no Facebook.

PUBLICIDADE

Cb image default
Cb image default
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

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.