Publicado em 13/04/2020 às 11:13, Atualizado em 13/04/2020 às 15:39

Número de óbitos por Covid-19 no Estado chega a quatro, segundo a Secretaria de Saúde

Em Mato Grosso do Sul, até o momento, são 113 os casos confirmados da doença

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Lacen realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul - Imagem: Arquivo / Divulgação

Logo após a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS) confirmar o óbito de uma paciente de 71 anos como a primeira vítima de Covid-19 em Campo Grande, e a terceira do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde da Capital acrescentou mais uma vítima à lista, uma idosa de 63 anos.

Agora já são quatro pessoas que morreram em decorrência do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, sendo duas pacientes de Batayporã e duas de Campo Grande.

Segundo a SES-MS, esta quarta vítima fazia tratamento contra um câncer de mama e estava internada desde o dia 28 de março. A morte ocorreu na manhã desta segunda-feira (13).

O terceiro óbito é de uma mulher de 71 anos, residente em Campo Grande, que estava internada no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, na Capital, e faleceu neste domingo (12).

Ela era cardiopata e tinha diabetes, o que pode ter contribuído com a grave evolução do quadro. Até o fechamento desta matéria, os nomes e as imagens das vítimas ainda não haviam sido divulgados.

Outras mortes 

Em 31 de março foi registrado o primeiro óbito por coronavírus em Mato Grosso do Sul. A vítima foi uma mulher de 64 anos, residente do município de Batayporã, que estava internada em um hospital particular em Dourados.

A segunda vítima também era de Batayporã, de 66 anos e faleceu no dia 06 de abril, no Hospital Regional de Nova Andradina.

Boletim epidemiológico desta segunda (13)

O número de casos confirmados da doença no Estado subiu de 101 para 113 pessoas. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) monitora outros 63 casos suspeitos. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (13) em coletiva de imprensa online com autoridades do Governo do Estado.

Dos 12 novos casos, dois são de Três Lagoas, sendo um homem e uma mulher, de 75 e 51 anos, respectivamente; um paciente de Coxim, de 79 anos, três em Sonora, sendo duas pessoas do sexo feminino, de 4 e 51 anos e um homem, de 29 anos; quatro novos casos em Campo Grande, sendo três homens, de 52, 54 e 73 anos, e uma mulher, de 71 anos, que veio a óbito; em Paranaíba, um homem de 81 anos e em Chapadão do Sul, uma mulher de 50 anos.

Cb image default
Nova Andradina e Batayporã seguem, respectivamente, com 10 e 06 casos confirmados de Covid-19 - Imagem: Reprodução

Dos 113 casos confirmados, 44 estão em isolamento domiciliar, 39 já finalizaram a quarentena e estão sem sintomas, 16 estão internados, sendo sete em hospitais públicos (3 em UTI) e 9 em hospitais privados (4 em UTI). Dez pacientes tiveram alta hospitalar e foram registrados quatro óbitos.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 969 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 781 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e doze foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.

Os 63 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen/MS, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam prontos entre 24h a 72h, após o recebimento das amostras. (Com informações da SES-MS).