Buscar

Polícia Militar Ambiental completa 33 anos de proteção aos recursos naturais de Mato Grosso do Sul

Segundo a instituição, ao longo de sua história, foi possível reduzir de forma significa diversos crimes contra a natureza

Cb image default
Imagem: Divulgação / PMA

Durante seus 33 de atuação, comemorados nesta quinta-feira (19), a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Mato Grosso do Sul demonstrou que foi fundamental para a conservação das riquezas naturais do Estado, com várias ações decisivas de repressão e prevenção contra os crimes e infrações ambientais.

Segundo a instituição, ao longo de sua história foi possível reduzir de forma significa diversos crimes, como desmatamentos, tráfico de animais silvestres, caça ilegal, pesca predatória, poluição, degradação dos recursos hídricos, entre outros.

A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul foi criada, a partir da extinção, pela Lei Estadual n° 702, de 12 de Fevereiro de 1987, do Instituto de Controle Ambiental (INAMB), órgão responsável, à época, pela fiscalização ambiental. Em 19 de Março de 1987, a Companhia Independente de Polícia Militar Florestal (CIPMFlo) foi criada pelo Comando Geral da Polícia Militar.

Em 2000, o nome da Unidade foi alterado de Companhia Independente de Polícia Militar Florestal para Ambiental, por meio do Decreto Estadual 9773/2000. Em 2002, a Companhia passou a Batalhão, (DECRETO Nº 10.848 DE 08 DE JULHO DE 2002) - (Diário Oficial nº 5789, de 9 de Julho de 2002), sendo denominado 15º Batalhão de Polícia Militar Ambiental e, Atualmente, somente Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

A PMA de Mato Grosso do Sul é referência para polícias de outros Estados e para a população sul-mato-grossense. Além das atividades repressivas, a PMA desenvolve iniciativas de extrema importância na área socioambiental e de educação ambiental, tais como: o Projeto Florestinha e o Núcleo de Educação Ambiental.

O comandante-geral da PMMS, coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, parabeniza a unidade pelos 33 anos e afirma sentir-se honrado por ter trabalhado na unidade em sua carreira. Ele agradece ainda o Governo do Estado e a Secretaria de Estados de Justiça e Segurança Pública pelo apoio prestado à PMA e também a toda Polícia Militar.

Segundo a instituição, as comemorações em todos os anos têm sido com atividades que são prioritárias nos seus trabalhos que são os eventos de educação ambiental, no entanto, desta vez, como forma de prevenção ao possível contágio pelo coronavírus (Covid-19), não serão realizadas estas atividades. (As informações são da PMA).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.