Publicado em 23/08/2021 às 09:41, Atualizado em 23/08/2021 às 13:54

Deflagrada pela PMA, “Operação Prolepse” completa cinco meses

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação/PMA

Deflagrada pela Polícia Militar Ambiental, a “Operação Prolepse” de prevenção aos incêndios em Mato Grosso do Sul, com foco especial na região do Pantanal, completou cinco meses no último domingo (22).

As 26 subunidades contam com 330 policiais atuando na operação, que tem foco principal na informação e na educação, porém, em grande parte há a necessidade de repressão.

Até o momento, 640 propriedades rurais foram visitadas, onde funcionários e proprietários receberam informações verbais, por meio de “folders”, sendo percorridos 28.643 km de estradas e rios.

Durante os trabalhos, pequenos, médios e grandes proprietários fecharam compromisso com a Polícia Militar Ambiental, depois de orientados, de não usarem fogo. Se em todo caso, algum deles precisar utilizar, o compromisso é fazer no período permitido e com a autorização ambiental.

A PMA efetuou autuação de 92 pessoas (69 nos primeiros quatro meses). Os valores de multas cresceram 382% com relação aos primeiros quatro meses da operação. Foi aplicado em multas o valor de R$ 10.417.784,99, contra R$ 2.076.200,99 até o mês passado, para os que desrespeitaram as normas.

O aumento significativo do valor de multa foi em decorrência de autuações de grandes áreas agropastoris, áreas protegidas de reserva legal e de preservação permanente, bem como áreas no Pantanal, depois de levantamentos e constatações de nexos causais de autoria.

As autuações por incêndios urbanos que predominaram com relação aos rurais nos primeiros quatro meses foram ultrapassadas. Permaneceram em 39 pessoas autuadas por incêndios nos perímetros urbanos, por queima de vegetação em terrenos baldios e limpeza e na área rural 53 pessoas foram autuadas (30 autuados nos primeiros quatro meses).

Neste quinto mês, o destaque foi para grandes áreas agropastoris e no Pantanal. A área rural total incendiada resultante das autuações foi de 9.763,84 hectares.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!