Buscar

Novo comandante da PMA quer prioridade em ações preventivas

Tenente-coronel José Carlos Rodrigues assumiu o posto em substituição ao tenente-coronel Ednílson Queiroz

Cb image default
Imagem: Chico Ribeiro

Intensificar as ações preventivas e educativas, com foco no pequeno e grande produtor rural, é uma das metas do novo comandante da Polícia Militar Ambiental (PMA), tenente-coronel José Carlos Rodrigues. Ele assumiu o posto no último dia 29 de maio em substituição ao tenente-coronel Ednílson Queiroz, que ocupava interinamente o cargo.

“Vamos criar mecanismos de nos aproximarmos do produtor rural, seja por meio de cartilhas, reuniões, palestras, com o objetivo de atrai-lo como mais um parceiro e dirimir dúvidas, as quais, muitas vezes, tem levado a multas severas por desinformação”, explicou o novo comandante, ressaltando que as normas ambientais brasileiras são extremamente complexas.

Essa aproximação com os produtores, segundo ele, também vai gerar medidas preventivas, evitando desgastes e transtornos que poderiam ser evitados, com prejuízos ambientais e financeiros. “Com foco na educação ambiental, vamos estreitar essa relação com a Famasul, Acrisul e os sindicatos rurais, buscando, por meio da orientação, prevenir os impactos e evitar infrações”, explicou.

Com 27 anos de carreira militar, o tenente-coronel José Carlos Rodrigues, ex-comandante do 9º Batalhão da PMA (Campo Grande), adiantou ainda que a orientação do novo comando é dar prosseguimento às políticas ambientais do Governo do Estado, no tocante à fiscalização da pesca predatória e dos recursos naturais, com o apoio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS).

A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul conta hoje com um efetivo de 342 policiais, distribuídos em 26 subunidades em 20 municípios.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.