Buscar

PMA inicia mais uma edição da Operação Padroeira do Brasil

Combate à pesca predatória e ao tráfico de papagaios são alguns dos focos da fiscalização

Cb image default
Imagem: Divulgação / PMA

A Polícia Militar Ambiental (PMA) deflagra, nesta quinta-feira (08), com encerramento no dia 13, a Operação Padroeira do Brasil.

Serão utilizados 270 homens na fiscalização, sendo 140 deles diretamente nos trabalhos de atividades que envolvem a pesca, tanto em rios, como em estabelecimentos que desenvolvem atividades com o recurso.

No dia 1º de outubro, a PMA iniciou a operação de reforço à fiscalização nos rios do Estado, no intuito de prevenir e reprimir a pesca predatória, tendo em vista a proximidade do período de piracema e, portanto, quando vários cardumes já se encontram formados.

Com os feriados prolongados nesta semana, do dia 9 a 12, a fiscalização, que já está sendo efetuada com bastante intensidade, será aumentada nos rios, com uso de todo efetivo administrativo.

Uma das ações preventivas que surtem grande efeito é a retirada de petrechos ilegais dos rios e tem sido uma das principais preocupações da PMA, pois o uso de equipamentos como redes de pesca, espinhéis, anzóis de galho e tarrafas possui grande poder de depredação de cardumes.

Apesar de o foco ser a pesca, com 140 policiais trabalhando praticamente de forma exclusiva com a fiscalização preventiva e repressiva, a PMA fiscaliza o ambiente como um todo e, dessa forma, todas as 26 subunidades, com mais 190 policiais farão o atendimento de denúncias e a fiscalização preventiva com relação aos desmatamentos, exploração ilegal de madeira, incêndios, carvoarias ilegais e ao transporte de carvão e de outros produtos florestais, caça, o combate ao transporte de produtos perigosos, poluição, bem como demais crimes.

A PMA e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), pelo terceiro ano consecutivo, deflagraram no dia 14 de agosto a Operação Bocaiúva, ação realizada em conjunto entre os órgãos para combater o tráfico de papagaios.

No período reprodutivo dos psitacídeos (papagaios, araras, periquitos e maritacas) a PMA e o IBAMA realizam a operação contra o tráfico de animais silvestres, especialmente o papagaio, que é o animal mais procurado pelos traficantes em Mato Grosso do Sul.

A Operação Bocaiúva continua durante o feriado prolongado, no intuito principal de evitar a retirada dos filhotes dos ninhos.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.