Publicado em 22/02/2021 às 13:33, Atualizado em 22/02/2021 às 18:34

Amarelinho intermediou esquema de fake news, diz denunciante

Tiago Pinheiro da Silva afirmou ter atuado como “assessor informal” do ex-presidente da Câmara; pagamento era feito em espécie

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Momento em que Thiago Pinheiro, principal pivô da divulgação dos áudios que circularam nas redes sociais chegava no MP na última sexta- Imagem: Márcio Rogério

O ex-presidente da Câmara e ex-vereador Vailton Vlademir Sordi, o Amarelinho (MDB), foi apontado como intermediário do esquema de fake news criado para enfraquecer a oposição nas eleições de 2020.

É o que apontou denúncia feita por Thiago Pinheiro da Silva. Frequentador assíduo do gabinete do ex-parlamentar, ele afirmou que atuou como “assessor informal” de janeiro a dezembro do ano passado.

Na última semana, Silva esteve na promotoria de Justiça de Nova Andradina para entregar os arquivos que, segundo ele, provam a autenticidade das denúncias e o envolvimento de outras pessoas.

Na ocasião, ele relatou que recebia R$ 2.500 por mês para “cansar a imagem da oposição” com montagens multimídias e com a criação de páginas nas redes sociais, tendo Amarelinho como intermediário.

Em um dos arquivos vazados, por exemplo, o ex-vereador orienta Tiago a elaborar um áudio falso a fim de prejudicar a imagem do então candidato a prefeito Roberto Hashioka, e do vereador Deildo Piscineiro, ambos do PSDB.

PGlmcmFtZSBpZD0iXzN6aGRmZ2h4NyIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9QajRHU3pPbm5DOD9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+

De acordo com o denunciante, o pagamento era feito em espécie, sem registros e sem a necessidade de cumprir expediente. “O Amarelinho foi o intermediário [...]. Quando precisava, era só ir no gabinete [do então presidente da Câmara]”, disse.

Extorsão

À imprensa, o prefeito Gilberto Garcia (PL) afirmou estar sendo alvo de chantagem e tentativa de extorsão e que já fez uma representação na Polícia Civil. "Estou só esperando o Ministério Público nos chamar para irmos lá e apresentar a nossa versão".

O Nova News chegou a manter contato com o ex-presidente da Câmara assim que as primeiras gravações vieram à tona, porém, o ex-vereador afirmou que preferia não se manifestar.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!