Buscar

Balanço: Hashioka apresentou 3 projetos de lei em um semestre na Assembleia Legislativa

Cb image default
Foto: Luciana Nassar/Alems

Estreante na Assembleia Legislativa, o primeiro semestre do deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) contou com três projetos de lei apresentados em seus primeiros seis meses de mandato.

A primeira sessão da atual legislatura ocorreu em 1ª de fevereiro deste ano, enquanto o primeiro projeto de lei do ex-prefeito de Nova Andradina foi apresentado 16 de maio. A medida dispõe sobre o Cadastro Estadual de Bicicletas e seus Proprietários.

Em julho, ainda dentro do primeiro semestre legislativo, Hashioka apresentou outros dois projetos de lei, com destaque para o que dispõe sobre o não condicionamento ao recolhimento integral do ITCMD para lavratura de escritura pública de inventário no Estado.

O Projeto de Lei tem por objetivo recepcionar e incorporar o entendimento exarado pelo STJ para a realização da lavratura de escritura pública de inventário e partilha no Estado de Mato Grosso do Sul, referente ao Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação .

Na justificativa, o deputado citou a tese do STJ de que, no arrolamento sumário, a homologação da partilha ou da adjudicação, bem como a expedição do formal de partilha e da carta de adjudicação, não se condicionam ao prévio recolhimento do ITCMD.

“Isso atrai vantagens como celeridade e economia para as partes, pois, como o procedimento é totalmente realizado em cartório e através de escritura pública, não é necessária nem mesmo a homologação do juiz”, argumentou Hashioka.

Ainda no período, o deputado estadual apresentou projeto de lei que dispõe sobre a instituição da Política de Resolução de Conflitos nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Após recess legislativo, os deputadoss retomam as sessões plenárias nesta terça-feira (1).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.