Nova Andradina ficou fora das emendas Pix em 2025, mesmo com a presença de um assessor local no gabinete da senadora Soraya Thronicke (Podemos). O município está entre as 18 cidades de Mato Grosso do Sul que não receberam recursos desse tipo no ano passado, segundo dados do Portal da Transparência, da Controladoria-Geral da União (CGU).
As chamadas emendas Pix são transferências diretas do Orçamento da União para estados e municípios, sem necessidade de convênios. Criado para acelerar a liberação de recursos, o mecanismo depende da indicação de parlamentares. Em 2025, o volume empenhado em Mato Grosso do Sul chegou a R$ 124,2 milhões, distribuídos entre 62 municípios. Nova Andradina não foi contemplada.
O caso chama atenção porque o gabinete da senadora mantém um funcionário na cidade. Trata-se de Hernandes Ortiz Junior, admitido em 2025, conforme o Portal da Transparência do Senado. Ele ocupa cargo em comissão de ajudante parlamentar júnior.
Além de Nova Andradina, outras 17 cidades sul-mato-grossenses ficaram fora da distribuição das emendas Pix em 2025, em um cenário que reforça o peso das escolhas parlamentares na destinação dos recursos federais.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.







Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.