Buscar

MDB indica que pode reforçar oposição a Gilberto Garcia

Partido apoiou prefeito de Nova Andradina nas duas últimas eleições, mas começa a dar indícios de que adotará nova postura

Cb image default
Ex-governador André Puccinelli com  deputado Roberto Hashioka e ex-prefeito Luiz Ortega em evento do MDB - Imagem: Redes Sociais

Além de reconduzir o vereador Fábio Zanata à presidência do MDB de Nova Andradina, a Convenção Municipal do partido, realizada no domingo (25), na Câmara de Vereadores, deixou algumas mensagens que ainda ressoam nos bastidores da política local, especialmente diante das falas do ex-governador André Puccinelli, principal líder da legenda.

A primeira delas é que, diferentemente das últimas duas eleições, o MDB trabalha com a hipótese real de ter candidato próprio em Nova Andradina. A última vez que o partido teve candidato no município foi em 2012, com Roberto Hashioka – hoje deputado estadual pelo União Brasil.

Em 2016, o MDB indicou Nenão como vice-prefeito na chapa que viria a ser eleita, encabeçada por Gilberto Garcia (PL), e passou a ocupar cargos estratégicos do primeiro escalão do Governo Municipal, chegando até mesmo à presidência da Câmara. No entanto, passados quatro anos, na reeleição de Gilberto, a sigla perdeu espaço.

Reeleito, o prefeito de Nova Andradina foi um dos principais lideres na campanha de Eduardo Riedel (PSDB) para governador, mas viu a relação com os emedebistas esfriar ainda mais, já que o grupo esteve ao lado de André Puccinelli, no primeiro turno e, no segundo, caminhou com Capitão Contar, em detrimento ao candidato tucano.

Gilberto já deu indícios de que deverá indicar um nome para sucede-lo, e que o candidato deverá, se não for necessariamente filiado ao PSDB, integrar um dos partidos da base de sustentação de Riedel. O MDB até ensaia uma aproximação com os tucanos, visando apoio recíproco em 2024, no entanto, ainda não há informações sobre o avanço dessas tratativas.

Por fim, outra mensagem deixada nas entrelinhas do encontro, além da candidatura própria do MDB, está na filiação de Marião da Saúde, que foi o principal articulador de Gilberto em 2016, mas que apoiou o rival político do prefeito em 2020 e 2022, no caso, Roberto Hashioka, nas eleições para prefeito e deputado, respectivamente.

Marião se declara pré-candidato a prefeito pelo MDB, reforçando a tese de que a sigla pode sim reforçar o grupo de oposição a Gilberto. A presença de Hashioka no evento também contribui para isso, tanto que sua esposa, Dione, é cotada para se filiar ao partido de André Puccinelli, também visando uma possível candidatura.

Do lado governista, no âmbito da gestão municipal, despontam, até o momento, as figuras dos secretários municipais de Saúde, Infraestrutura e Finanças, Hernandes Ortiz, Julio Cesar Castro Marques e Emerson Nantes, respectivamente. Já, do lado governista, no âmbito da gestão estadual e com apoio do PSDB local, o nome da vez é o do vereador Dr. Leandro Fedossi.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.