Publicado em 08/07/2020 às 14:43, Atualizado em 08/07/2020 às 18:53

Papéis se invertem e Hashioka poderá ter palanque menor em 2020

Enquanto Gilberto deve aumentar arco de alianças em busca de sua reeleição

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Foto: Chico Ribeiro

Se em 2016 Roberto Hashioka, do PSDB, contava com um amplo palanque de partidos aliados, o mesmo não deve se repetir em 2020, já que a bola da vez está nas mãos do prefeito Gilberto Garcia, do PL.

Para disputar sua reeleição, além de manter boa parte do grupo unido, o atual mandatário agregou novos apoiadores, visando aumentar seu palanque neste pleito, atraindo até mesmo adversários ferrenhos do passado.

Em 2016, Gilberto liderava a coligação “Unidos Por Nova Andradina”, composta por PL, MDB, PTB e PDT. Já Hashioka, que na época buscava a reeleição, estava à frente do grupo “Nova Andradina Acima de Tudo”, com PSDB, DEM, PRB, REDE, PPS, PEN, PSC, PSB, PTC, PSD e PPL.

Até mesmo a chapa do então candidato Edilson do Gás, terceiro colocado naquela ocasião, tinha mais partidos que Gilberto. Liderada pelo PT, a coligação “Nova Andradina Quer e Merece Mais” contava com PRTB, PT do B, PMN, PSDC, PV, PSOL e PC do B.

Assim como em 2016, Hashioka e Gilberto prometem polarizar a disputa pelo comando do Executivo e também por aliados. Naquele ano, o atual prefeito venceu o ex-chefe do Executivo por uma diferença de apenas 27 votos.

Com o apoio do governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), os tucanos contam, ao menos oficialmente, com a adesão de apenas uma legenda, o PSD, e intensificam o diálogo com o DEM.

Enquanto isso, Gilberto Garcia segue com o apoio do MDB, PDT e PTB, que estiveram ao lado do PL nas eleições de 2016. O bloco deve ser reforçado agora pelo PCdoB entre outras legendas menores. A única “baixa” foi o vereador Marião da Saúde, que trocou o PL pelo PSB.

Pelo partido socialista, o parlamentar pretende entrar na disputa pelo comando da Prefeitura de Nova Andradina e diz manter tratativas com PT e PSL, rivais no cenário nacional, além do Avante.

Todavia, assim como nas últimas eleições, o PT “bate o pé” e garante que, mais uma vez, terá candidato a prefeito. O nome colocado à disposição pelo Partido dos Trabalhadores, como pré-candidato, é do ex-vereador Luiz Tadao. O petista já concorreu em 2012 e obteve 9.426 votos.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber gratuitamente, via WhatsApp, as principais notícias do dia!!!