Buscar

PT em Nova Andradina aposta em Lula para combater rejeição e impulsionar candidaturas em 2024

Partido nunca elegeu prefeito em Nova Andradina, mas caminha para ter candidato próprio pela quarta eleição seguida

Cb image default
Marcos Dan, Zeca do PT, Neusa Maria e Dona Gilda -  Imagem: Redes Sociais 

Para combater a rejeição de parte do eleitorado sul-mato-grossense, o PT tem apostado no desempenho do Governo Lula para impulsionar candidaturas a prefeito em 2024. A legenda mira no que ocorreu em 2002, quando o petista foi eleito pela primeira vez e conseguiu reconstruir a imagem da sigla, ajudando a eleger prefeitos, governadores, deputados, vereadores e senadores nas eleições seguintes.

Na época, em Nova Andradina não foi tão diferente. Com Lula na presidência e Zeca do PT no Governo do Estado, o então prefeito Roberto Hashioka se filiou ao PL, que formava a base de apoio petista. Além disso, o PT ocupou o cargo de vice-prefeito, com Helder Faria, em dois mandatos, de 2001 a 2008, e chegou a alcançar três assentos na Câmara de Vereadores em um mesmo mandato, com Célia Dan, Professor Tadao e Vicente Faria, entre 2001 e 2004.

No entanto, apesar do posto de vice, o PT nunca chegou a eleger um prefeito em Nova Andradina, mas caminha para ter candidato próprio pela quarta eleição seguida. Desde 2012 o Partido dos Trabalhadores tem mantido posição, sendo que o melhor desempenho foi justamente no pleito ocorrido há pouco mais de 10 anos, quando, ironicamente, concorreu justamente contra Roberto Hashioka, de quem foi vice por oito anos.

Em 2012, com Tadao, o PT obteve 39,76% dos votos válidos, enquanto Hashioka, pelo MDB, foi eleito com 60,24%. Na ocasião, apenas os dois disputaram a Prefeitura de Nova Andradina e, concidentemente, representavam os partidos que dirigiam o país no Governo Federal, com Dilma Roussef como presidente e Michel Temer de vice. Já, no Legislativo municipal, o PT elegeu dois vereadores, Vicente Lichoti e Edson Toloti.

Quatro anos depois, já com o desfecho do impeachment de Dilma, foi a vez de Edilson do Gás representar o partido, ficando em terceiro lugar, com 10,55% dos votos, elegendo apenas um vereador, Wilson Almeida, que trocaria o PT pelo PSDB na janela partidária.

Já, em 2020, agora com o Governo Federal sob a gestão de Jair Bolsonaro, Tadao voltou a ser o candidato petista em Nova Andradina. Se em 2012 ele obteve o melhor desempenho do PT à Prefeitura de Nova Andradina, nas últimas eleições municipais, o Partido dos Trabalhadores amargou a quarta colocação, 3,43% dos votos válidos, mas conseguiu manter seu assento na Câmara, com a eleição do vereador Josenildo Ceará.

Para 2024, com Lula novamente no comando do Governo Federal, o PT segue confiante de que, com o êxito da gestão do petista, diminua-se a rejeição à legenda, favorecendo candidaturas nas capitais e no interior. Em Nova Andradina, os nomes cotados para a sucessão do prefeito Gilberto Garcia (PL) são os do empresário Marcos Dan e do vereador Josenildo Ceará.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.