Publicado em 28/12/2020 às 08:11, Atualizado em 28/12/2020 às 12:16

Reprovação de requerimento une grupo, que indica Deildo para presidência da Câmara

Requerimento visava alterar Lei Orgânica do Município, mas foi reprovado com voto de parte dos vereadores que perderam as eleições

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Vereador Deildo Piscineiro (PSDB) - Imagem: Agência 7ª Arte

A reprovação de requerimento para alterar a Lei Orgânica do Município uniu o grupo de vereadores eleitos pela coligação do ex-prefeito Roberto Hashioka (PSDB), que indicou Deildo Piscineiro (PSDB) para concorrer à presidência da Câmara Municipal de Nova Andradina.

A declaração foi dada pelo próprio parlamentar em entrevista ao Nova News. “Não era minha intenção [disputar a presidência], mas agora vou com tudo pra cima”, disse. “Só não disputo se pegar Covid”, emendou Deildo.

Para chegar ao comando do poder Legislativo, o tucano afirma já contar com a maioria dos votos necessários – sete com o seu. O grupo liderado pelo PSDB elegeu seis vereadores nas eleições municipais, assim como a aliança do prefeito reeleito Gilberto Garcia (PL).

No entanto, conforme já noticiado pelo Nova News, o “fiel da balança” para a eleição da futura Mesa Diretora ficou mais uma vez nas mãos do PT, que elegeu Josenildo Ceará, porém, Deildo não cravou se o sétimo voto virá do Partido dos Trabalhadores.

Requerimento reprovado

O requerimento citado pelo parlamentar visava alterar de 1 ano para seis meses o tempo de filiação partidária necessário para que qualquer vereador pudesse ocupar cargos na Mesa Diretora, levando em consideração o mesmo período previsto na Lei das Eleições.

Entretanto, o requerimento foi reprovado com o voto de parte dos vereadores que perderam as eleições. Um grupo de parlamentares eleitos, prejudicados com a medida, chegou a ingressar com Mandado de Segurança, mas o pedido foi rejeitado pela Justiça.

Atual mesa diretora desrespeita Lei Orgânica

Todavia, a regra não foi levada em consideração pela atual mesa diretora, presidida pelo vereador Amarelinho (MDB). Entre os cinco componentes, um deles, o vereador Valmirá do Pax, vice-presidente, não possui um ano de filiação.

O parlamentar trocou o PSDB pelo PL na janela partidária do começo do ano, ocasião em que já ocupava a função de vice-presidente, mas que seguiu à frente mesmo com a “clausula de barreira” da Lei Orgânica Municipal.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!