Buscar

Comunidade médica alerta para cuidados com a saúde além do vírus durante a pandemia

Cb image default
Imagem: Pexels

A pandemia do novo coronavírus causa tanta mobilização em todo o sistema de saúde que alguns outros perigos acabam sendo pouco abordados durante este período. Por isso, a comunidade médica vem tentando chamar atenção para outros perigos que circulam pelo Brasil e pelo mundo que também merecem cuidados especiais.

Sarampo

Um artigo recente do jornal americano The New York Times alertou para o perigo de que os cuidados para conter a Covid-19 acabam fortalecendo outras epidemias, sendo o Sarampo a mais perigosa no Brasil. A doença, que circula fortemente no país desde o ano passado, teve um aumento de 160% no número de casos entre março e abril.

A meta de vacinação este ano está abaixo da média, e a provável explicação é que mais pessoas estão com medo de sair às ruas para tomar a vacina, por conta do coronavírus. O sarampo já está ativo em 19 estados brasileiros. No ano passado, o Mato Grosso do Sul atingiu a maior cobertura vacinal da doença no Brasil.

Dengue

Enquanto o mundo se preocupa com o coronavírus, outra doença grave permanece muito ativa no Brasil. Recentemente, pesquisadores descobriram novas espécies de vírus em pacientes da dengue. Nas primeiras dez semanas deste ano, mais de 330 mil casos foram registrados no Brasil. Alguns locais vivem uma situação muito crítica, como o interior do Paraná. No estado, foram mais de 128 mil casos, de acordo com um boletim divulgado em abril.

Doenças sexualmente transmissíveis

Algumas doenças sexualmente transmissíveis estão em alta no Brasil, como sífilis, gonorreia e HPV. Todas são curáveis, mas podem ocasionar complicações e até levar a quadros muito graves. Nesse caso, a prevenção é mais simples e o cuidado deve ser individual – não ter relações sexuais sem preservativo. Outra recomendação é o uso de lubrificante, que diminui as chances de rompimento das camisinhas e as tornam ainda mais seguras.

Sedentarismo

O estilo de vida sedentário pode causar graves problemas de saúde, como aumento do colesterol, complicações cardiovasculares e diabetes. Na pandemia, é comum realizar muito menos atividades diárias. Por isso, é importante manter uma rotina adequada de exercícios, mesmo dentro de casa.

Saúde Mental

O número de casos de transtornos emocionais, como ansiedade e depressão, também cresceu muito durante a pandemia. O isolamento social forçado, atrelado ao medo constante da doença e às consequências econômicas devastadoras, tem mexido com a saúde mental de muita gente. Esse já era um assunto um tanto negligenciado, já que muitas pessoas consideram que não é necessário buscar ajuda através de uma terapia psicoterápica ou psiquiátrica. Porém, na situação atual, as consequências dos transtornos podem ser muito duradouras, então a recomendação é sempre procurar o tratamento adequado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.