Publicado em 22/02/2022 às 06:07, Atualizado em 22/02/2022 às 18:14

Economia doméstica: Práticas saudáveis para poupar dinheiro

Redação Nova News,
Cb image default
Imagem: Pixabay

A prática da economia doméstica já é uma realidade de muitas famílias, com o aumento da gasolina e inflação alta dos alimentos, o jeito é aplicar práticas saudáveis para poupar dinheiro e manter as contas em dia.

Alguns ajustes contribuem para a saúde financeira, pois poupar dinheiro pode ser um hábito saudável e um estilo de vida para todos. Basta uma análise do custo de vida familiar, planejamento para compras e cálculos para começar a economizar.

A ideia é trabalhar da melhor forma com o seu dinheiro, gastando de forma assertiva e com pensamento no futuro. Para isso, preparamos uma lista de dicas práticas para adicionar na economia doméstica da sua família.

Defina o custo de vida da sua família

O primeiro passo para uma prática saudável de economia doméstica é definir o custo de vida da sua família, isto é, somar todas as despesas mensais como energia elétrica, água, aluguel, plano de telefonia e internet, custos com mercado e etc.

Coloque todos os gastos no papel, arredonde as contas variáveis para uma média geral e não deixe de anotar as despesas com cartão de crédito.

Depois disso, faça uma avaliação categorizando suas despesas entre as mais essenciais e as eventuais que podem ser de custo variados. Saiba que lazer também é uma necessidade, por isso, não deixe essa categoria de fora do seu custo de vida.

Faça listas antes de ir ao supermercado

As listas são importantes aliadas na hora de economizar, elas ajudam a organizar suas compras e previnem aquelas comprinhas por impulso. Por isso, quando for ao supermercado faça uma lista com os produtos.

Se você costuma fazer uma compra para o mês, a lista ajuda a não esquecer de nada essencial, você terá mais autonomia para planejar as refeições e controlar os gastos.

Mas cuidado para não comprar coisas demais, a lista também ajuda a controlar o consumo, reavaliando o custo de vida da sua família.

E lembre-se dos alimentos perecíveis, mesmo fazendo uma compra única no mês, talvez precise de pequenas listas com produtos que estragam rápido.

Avalie os planos por assinatura

Muitas vezes estamos pagando planos que não compreendem a nossa realidade, por isso, sempre que possível avalie os planos por assinatura.

Talvez você esteja pagando por produtos que não utiliza mais, ou investindo duas vezes mais do que o necessário. Por exemplo, ao contratar um plano de telefonia para o celular, você não precisa de um telefone fixo em casa, ou então, um pacote com muitos megas de internet móvel quando se tem wifi em casa.

Faça as contas antes de trocar um móvel

Antes de trocar os móveis de casa avalie se o item não tem conserto, existem muitos produtos para acabamento para móveis que transformam a mobília em um artigo decorativo novinho.

Os móveis de madeira por exemplo, são bem versáteis, alguns podem receber uma nova demão de pintura, um papel adesivo para revestimento ou aplicação de selante para dar um up no objeto.

Adicione no orçamento familiar uma reserva de emergência

Outra dica importante para suas práticas de economia doméstica é fazer uma reserva de emergência, ela ajuda a trazer mais tranquilidade em casos emergenciais.

Determinar um valor mensal para guardar como emergência precisa estar entre suas despesas mensais, assim, você evita dores de cabeça caso perca o emprego ou qualquer outro evento que precise de dinheiro rápido.