Publicado em 18/07/2022 às 08:48, Atualizado em 18/07/2022 às 12:59

Expedição Besouro Azul: Moradores de Batayporã partiram neste domingo (17) rumo à Argentina a bordo de Fusca 1.967

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Partida ocorreu por volta das 06h deste domingo (17) - Imagem: WhatsApp / Nova News 

Os moradores de Batayporã (MS), Evandro Trachta e Silva, de 50 anos, e Dário do Amaral Trachta, de 69 anos, sobrinho e tio, deram início neste domingo (17) a uma viagem até a Argentina a bordo de um VW Fusca ano 1.967, aventura que foi batizada de Expedição Besouro Azul (Expedice Modrý Brouk).

Conforme já noticiado anteriormente pelo Nova News, Evandro é médico veterinário e Dário é advogado, sendo que, a família, tem fortes laços com a cultura tcheca, tanto que, Evandro é cônsul honorário da República Tcheca em Mato Grosso do Sul, sendo que, o principal objetivo da expedição é participar do 11º Festival da Cultura Tcheca e Eslovaca da América Latina, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de julho na cidade argentina de Resistência.

No sábado (16), a dupla participou da celebração de uma santa missa, bem como o padre Celestino Sandi, vigário paroquial de Batayporã (MS), ministrou uma benção sobre o Fusca. “Deus em primeiro lugar”, afirmou Evandro.

Cb image default
Bênção especial foi ministrada sobre o Besouro Azul no sábado (16) - Imagem: WhatsApp / Nova News

Neste domingo (17), por volta das 06h, os aventureiros saíram de Batayporã e partiram em direção a Dourados (MS), depois rumaram para Ponta Porã (MS) e entraram no Paraguai, onde, em Pedro Juan Caballero, aguardaram a liberação de alguns documentos para seguirem viagem.

Além de participar do 11º Festival da Cultura Tcheca e Eslovaca da América Latina, onde Evandro e Dário irão expor alguns itens sobre Batayporã e a influência da colonização tcheca em Mato Grosso do Sul, eles também vão conhecer, durante o percurso, outros locais com valor cultural, histórico, religioso e de belezas naturais tanto na Argentina quanto no Paraguai.

Cb image default
Expedição deve cruzar o Paraguai e alcançar a Argentina - Imagem: WhatsApp / Nova News

O Fusca está equipado com itens de cozinha, fogareiro, mesa e cadeiras desmontáveis, baú para transporte de itens, reservatório de água, barracas para acampamento, colchões infláveis, sacos de dormir, uma boa caixa de ferramentas, kit de primeiros socorros e até mesmo uma placa para geração de energia solar, que será armazenada em uma bateria extra e utilizada para iluminação noturna em eventuais acampamentos ao longo da aventura.

O retorno da Expedição Besouro Azul está previsto para o dia 28 de julho, no entanto, pode haver alterações ao longo do trajeto, sendo que, para compartilhar com o público o andamento da aventura, a dupla criou um perfil no Instagram no qual são postados diversos momentos da viagem: @modrybrouk.

Imagens: Acácio Gomes / Nova News

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!