Publicado em 20/05/2020 às 15:43, Atualizado em 20/05/2020 às 20:02

Nova Andradina - Professor da UFMS publica livro inédito sobre a história do ateísmo no Brasil

O livro apresenta abordagens conceituais sobre o ateísmo e a análise do autor sobre as fontes que teve acesso por meio da pesquisa

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Foto: Ricardo Oliveira da Silva  - Foto: Aline Teodoro

O professor do Curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul do campus de Nova Andradina (UFMS/CPNA), Ricardo Oliveira da Silva, acaba de publicar pela PACO Editorial um livro que aborda de forma inédita a história do ateísmo no Brasil.

Cb image default
Imagem: Divulgação

A relação do professor Ricardo Oliveira da Silva com esse tema começou em 2018, quando por sua sugestão, foi criada a disciplina História do Ateísmo no curso de História da UFMS do campus de Nova Andradina. A disciplina representou naquele momento uma iniciativa pioneira em um curso de História ofertado por uma universidade brasileira.

No final de 2018 Ricardo Oliveira da Silva criou um projeto de pesquisa com o objetivo de estudar o ateísmo na história do Brasil. De acordo com o professor, o livro publicado agora é resultado daquele projeto. Outra iniciativa sua nessa área foi a criação de um canal no YouTube, onde ele posta semanalmente vídeos abordando história do ateísmo.

O ateísmo no Brasil: os sentidos da descrença nos séculos XX e XXI é o título do livro que acaba de ser publicado. Nessa obra é realizada uma investigação sobre os significados atribuídos ao ateísmo por setores da sociedade brasileira entre o início do século XX e o começo do atual. Segundo o professor Ricardo Oliveira da Silva, quando decidiu pesquisar o ateísmo na história do Brasil, ele se deparou com a escassez de obras na área da historiografia (estudos históricos). O livro busca ajudar a preencher essa lacuna.

O livro apresenta abordagens conceituais sobre o ateísmo e a análise do autor sobre as fontes que teve acesso por meio da pesquisa. No caso, Ricardo Oliveira da Silva destaca a maneira como os anarquistas e os comunistas deram significado ao ateísmo no século XX, e a forma como o mesmo é compreendido pelo ativismo ateísta do início do século XXI.

Para ele, a obra também é uma oportunidade para refletir sobre a realidade de uma parcela da população brasileira que, dado o preconceito e discriminação que recai sobre ela, possui dificuldades em expor sua descrença, assim como fornecer subsídio para os debates em torno da defesa da laicidade das instituições públicas prevista pela Constituição.

Ricardo Oliveira da Silva disse, por fim, que até o momento não existe uma data para o lançamento oficial da obra, em decorrência das restrições estabelecidas pelo poder público para evitar aglomerações em virtude da COVID-19. Apesar disso, os interessados no trabalho podem adquirir o livro por meio do site da PACO Editorial.