Buscar

Você está recebendo estes nutrientes essenciais diariamente?

Cb image default
Imagem: Pixabay

Ter uma alimentação saudável não é necessariamente difícil, mas exige que você planeje suas refeições com mais cuidado. Consumir frutas e vegetais variados, alimentos ricos em proteínas e beber muita água são pilares para uma dieta balanceada, mas isso é apenas o começo.

Existem alguns nutrientes essenciais de que seu corpo precisa diariamente que podem ser obtidos por meio de uma dieta adequada, suplementos alimentares ou outros meios. Aqui estão os componentes nutricionais que não podem faltar no seu dia a dia ea melhor forma de obtê-los.

Vitaminas

O organismo precisa de 13 diferentes tipos de vitaminas, sendo que duas delas – D e K – podem ser produzidas naturalmente. A vitamina D é produzida na pele após a exposição à radiação ultravioleta; já a vitamina K é produzida pelas bactérias que compõem a microflora intestinal.

As outras 11 vitaminas – A, C, E e as do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, biotina, vitamina B-6, vitamina B-12 e ácido fólico) – devem ter origem na sua dieta. A melhor maneira de obter a quantidade certa de vitaminas é fazer uma dieta balanceada, embora os suplementos também possam ajudar a suprir carências nutricionais. Procure suplementos e alimentos fortificados se você não estiver recebendo vitaminas suficientes.

Minerais

Os minerais têm a função essencial de manter ossos fortes e órgãos em perfeito funcionamento. Cálcio, fósforo, magnésio, sódio, potássio, cloreto e enxofre são os minerais que o corpo necessita em maiores quantidades e podem ser encontrados em uma variedade de alimentos. Existem outros minerais necessários ao organismo, mas em menores quantidades, como ferro, manganês, cobre, iodo, zinco, cobalto e flúor.

Embora pareça que o termo “pequenas quantidades” defina alguns minerais como não essenciais, eles são tão importantes quanto os citados anteriormente – o ferro, por exemplo, é extremamente importante para a saúde, pois além de ser o melhor suplemento para anemia, funciona como um combustível para que a hemoglobina transporte oxigênio para todo o corpo.

Aminoácidos

Aminoácidos são partículas que compõem as proteínas. O organismo precisa de nove aminoácidos para funcionar: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina – são os chamados aminoácidos essenciais. Eles desempenham um papel importante em ajudar o corpo na formação de músculos, enzimas, bem como no funcionamento correto do sistema imunológico.

Estes nutrientes essenciais não são produzidos naturalmente pelo seu corpo, então, para obtê-los, você precisa consumir proteínas, presentes nas carnes, aves, peixes, ovos ou laticínios. Até mesmo os veganos podem obter muitos aminoácidos com um equilíbrio saudável de leguminosas, sementes, nozes e grãos. No caso de déficit, uma boa suplementação é essencial.

Ácidos graxos

Existem diferentes tipos de ácidos graxos – todos importantes para o organismo funcionar adequadamente. Ao contrário das gorduras saturadas e gorduras trans, as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas são benéficas e essenciais para garantir o funcionamento correto das células.Além disso, representam uma fonte de energia fundamental para o corpo humano.

Os mais importantes são os da série ômega-3, que podem ajudar a reduzir os triglicerídeos no sangue e no fígado. Eles também podem ajudar com transtornos de humor, saúde ocular e muito mais. Frutas, peixes e óleos de peixe, óleos vegetais, sementes e nozes podem ser fontes de ácidos graxos. Se você estiver em uma dieta restritiva, incorpore suplementos à base de microalgas, como chlorella em cápsulas, que são ricos em ômega 3 e outros nutrientes.

Água

A água é absolutamente crucial para todos os sistemas do corpo. É também o elemento principal que compõe o seu corpo – cerca de 62% do seu peso corporal é água.A água melhora a função cerebral e o humor, além de atuar como um amortecedor e um lubrificante no corpo. Também ajuda a eliminar toxinas, transportar nutrientes para as células, hidratar o corpo e prevenir a constipação.Você não precisa beber apenas água para se manter hidratado. Frutas e vegetais também podem ser uma ótima fonte de líquidos.

Especificar estes nutrientes essenciais pode parecer muito, mas a chave para a saúde e do bem-estar da maioria das pessoas é a variedade na dieta. Cada um dos nutrientes essenciais – e mais a água – são necessários para o seu corpo funcionar corretamente, portanto, certifique-se de obter tudo que precisa todos os dias. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.