Buscar

IFMS Nova Andradina - Alunos e pais manifestam preocupação com formato de manutenção das aulas nos primeiros dias de greve

Cb image default
Imagem: Ilustração / WhatsApp / Nova News

Nesta terça-feira (09), o Nova News foi acionado por alguns pais e alunos do campus de Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) que afirmam estar preocupados com relação à organização e formato das aulas durante estes primeiros dias de greve, já que algumas delas foram mantidas e estão ocorrendo na unidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Segundo um grupo de pais e estudantes, os horários das aulas não teriam sido dispostos de forma a garantir o acesso e a participação de todos.

“A determinação de horários apresenta sérias dificuldades para grande parte dos alunos, especialmente aqueles que dependem do transporte escolar particular para chegar à universidade”, dizem eles.

Nas palavras dos pais, por exemplo, alguns estudantes enfrentam a impossibilidade de chegar à UFMS para as aulas devido à incompatibilidade com os horários dos ônibus. “Além disso, há alunos que residem em cidades vizinhas, como Batayporã e Taquarussu, que têm horários de transporte restritos e não conseguem ajustar seus deslocamentos para participar das aulas”, afirmam.

“Entendemos e respeitamos as decisões individuais de alguns professores em não aderir à greve, porém, solicitamos compreensão sobre a nossa situação, pois, comparecer à universidade três dias por semana para assistir aulas de curta duração, no caso de 1h40 por dia, não é apenas impraticável, mas também prejudica nosso aproveitamento acadêmico”, disse um estudante.

Outros pontos de descontentamento seriam a falta de merenda, a cantina fechada e a ausência de assistência ou suporte aos alunos durante o horário das aulas.

“Solicitamos encarecidamente aos representantes do campus de Nova Andradina do IFMS que reavaliem a situação e busquem soluções que viabilizem a participação de todos nas aulas, levando em consideração as dificuldades de transporte e as condições adversas enfrentadas”, finaliza o grupo, ao sinalizar, inclusive, a possibilidade da elaboração de um abaixo-assinado.

Outro lado

Logo após acolher as queixas dos pais e alunos, o Nova News manteve contato com a diretora-geral do IFMS Campus Nova Andradina, Debora Cristina Macorini Ocon de Almeida, que, por sua vez, afirmou estar ciente da situação.

“Já atendi um grupo de pais e posso assegurar que, dentro do possível, o IFMS está tomando as devidas providências para atender essas demandas. Conforme informado no nosso comunicado oficial, diariamente estamos revendo as decisões, ou seja, procurando fazer os devidos ajustes para que nossos estudantes não sejam tão impactados”, explicou ela, ao salientar que, assim que possível, as atualizações serão publicadas no canal oficial de comunicação do IFMS (www.ifms.edu.br/greve) e repassadas à imprensa. 

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.